Em três meses, Bolsonaro vê avaliação positiva cair para 35% e otimismo com mandato recuar 13 pontos

Resultado mostra nível de aprovação de Bolsonaro pior do que de seus quatro antecessores imediatos eleitos. Desempenho só é melhor do que de Itamar Franco e Michel Temer

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A menos de uma semana de completar 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) mantém trajetória descendente em seu nível de aprovação e carrega números piores do que seus quatro antecessores imediatos eleitos (Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Melo) no mesmo momento de seus respectivos mandatos.

É o que mostra a sexta edição da pesquisa mensal XP/Ipespe, realizada entre os dias 1º e 3 de abril. Segundo o levantamento, as avaliações positivas (“ótimo” e “bom”) atribuídas pelos entrevistados ao governo caíram de 40% para 35% de janeiro para cá. No mesmo período, o nível “regular” oscilou de 29% para 32%, ao passo que as avaliações negativas subiram de 20% para 26%.

Gráfico I: Avaliação dos governos ao longo do tempo

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

ipespe0404g

O resultado só não é pior do que os de Itamar Franco e de Michel Temer com tempo similar de mandato – ambos assumiram a presidência em decorrência da queda dos titulares do cargo antes do fim de suas gestões: Collor e Dilma, respectivamente.

Gráfico II: Histórico de aprovação do presidente (“ótimo” + “bom”)

ipespe0404h

A XP/Ipespe também mostrou que, para 50% dos entrevistados, Bolsonaro deverá fazer um governo ótimo ou bom, desempenho 13 pontos percentuais menor do que o registrado em janeiro. Do lado negativo, as expectativas por uma gestão ruim ou péssima foram de 15% para 23% no período. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país e tem margem máxima de erro de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Continua depois da publicidade

Gráfico III: Pensando no restante do mandato, o(a) sr.(a) acredita que o presidente Jair Bolsonaro fará um governo…

ipespe0404i

A pesquisa também ouviu os eleitores quanto às expectativas para o combate à corrupção, uma das principais pautas da campanha do ano passado e dos atuais debates políticos. Na opinião de 43%, a corrupção terá diminuído nos próximos seis meses. O resultado representa uma oscilação de 1 ponto percentual em comparação com os dois meses anteriores, mas uma queda de 11 pontos em relação a janeiro. Já as expectativas de aumento na prática foram de 16% no mês da posse para atuais 24%.

Gráfico IV: Daqui a seis meses, a corrupção terá…

ipespe0404j

Ainda de acordo com o levantamento, os eleitores mantêm avaliação de que o presidente Bolsonaro tem sofrido com notícias mais desfavoráveis do que positivas na imprensa. As respostas negativas somaram 42% em abril, ante 43% um mês antes. Em comparação com o início do ano, o salto é de 15 pontos percentuais.

Gráfico V: Pelo que o(a) sr.(a) sabe ou ouviu falar, as notícias que saíram recentemente sobre o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro, na televisão, nos rádios e na internet foram…

ipespe0404k

Metodologia
A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone e ouviu 1.000 entrevistados em todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados por entrevistados e submetidos a fiscalização posterior. O nível de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob as mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro, estabelecida em 3,2 pontos percentuais. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.