Economia crescerá 3% este ano mesmo se últimos trimestres tiverem crescimento nulo, diz Tebet

Último Boletim Macrofiscal de 2023 da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda estimava crescimento do PIB deste ano em 2,5%

Estadão Conteúdo

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), em anúncio da pasta (Foto: Edu Andrade/Ascom/MF)

Publicidade

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, celebrou, na manhã desta sexta-feira (1), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que veio com alta de 0,90% ante o primeiro trimestre de 2023. Para ela, o avanço já demonstra que o país vai registrar um crescimento de 3% ao final deste ano mesmo se a economia ficar estagnada nos semestres seguintes.

“A economia brasileira crescerá 3% em 2023, mesmo que os últimos trimestres do ano tenham crescimento nulo!”, comentou em publicação no Twitter a ministra, que nesta sexta-feira cumpre agenda na capital paulista. “PIB do segundo trimestre cresceu 0,9%, conforme IBGE, 3x mais que as expectativas. Não há segredo, é trabalho sério e compromisso com o povo e com o futuro do país”, completou.

O resultado foi divulgado pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mais cedo, o dado está acima da mediana das previsões de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam, conforme a mediana das expectativas, alta de 0,3%. O intervalo das estimativas ia de queda de 0,1% a uma alta de 1,1%.

Continua depois da publicidade

O último Boletim Macrofiscal de 2023 da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda estimava crescimento do PIB deste ano em 2,5%.