Dilma diz que pode recorrer à cláusula democrática do Mercosul

Presidente reforçou que Brasil continua comprometido com as Olimpíadas e voltou a chamar seu processo de impedimento de golpe

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Falando a jornalistas em Nova York, a presidente Dilma Rousseff disse que respeitará uma eventual decisão do Senado favorável ao seu impeachment se o processo for conduzido legalmente. No exterior, a presidente tenta emplacar o discurso oficial do governo de que o processo atual é um golpe sem respaldo jurídico. 

Ela também afirmou que pode recorrer à cláusula democrática do Mercosul se entender que houve uma quebra da ordem democrática no Brasil, em meio ao processo de impeachment que tramita contra ela no Senado. “Eu alegarei a cláusula inexoravelmente… de fato (se houver) a partir de agora uma ruptura do que eu considero processo democrático”, disse a presidente aos jornalistas, acrescentando se isso depende de fatores que ela não pode controlar.

“Estou disposta a lutar para garantir a democracia no Brasil”, disse a presidente, que disse que o que falta para estabilizar a crise fiscal do País é uma estabilidade política. Ela também aproveitou para criticar seu vice-presidente, Michel Temer, dizendo que ele atuou ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para praticar um golpe de Estado. Segundo ela, os atores políticos que perderam as eleições de 2014 estão trabalhando para “pegar um atalho” para o poder. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de admitir que o momento político e econômico do Brasil é crítico, Dilma reforçou seu compromisso para garantir a execução dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

Por fim, Dilma deu um novo aceno à possibilidade de novas eleições, dizendo que se forem convocadas, é um outro assunto, não é golpe. 

(Com Reuters)

Continua depois da publicidade

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; CLIQUE AQUI e baixe!

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.