Dilma chama de “tsunami fiscal” as políticas dos países desenvolvidos

Presidente criticou as políticas expansionistas dos países em crise, responsáveis por um excesso de liquidez no mercado

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff criticou as políticas expansionistas dos países em crise, responsáveis por gerar um excesso de liquidez no mercado global. A presidente não citou nenhum país, mas ressaltou que é preciso preocupação com esse “tsunami fiscal”. O alerta foi feito durante a cerimônia de lançamento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, em Brasília.

De acordo com a presidente, foram despejados US$ 4,7 trilhões nos países emergentes que estão em crescimento por conta dos pacotes de estímulo à liquidez dos países desenvolvidos. Por isso, alertou sobre a necessidade de criar instrumentos para combater os processos desencadeados por esse montante.

Em seu discurso Dilma enfatizou a preocupação com as políticas tomadas pelos países desenvolvidos em crise para enfrentar seus problemas. Por sua vez, a presidente reiterou os esforços do governo brasileiro para defender a indústria nacional da competição externa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.