Eleições

Dilma amplia vantagem e tem 54% contra 46% de Aécio Neves, mostra Ibope

Esta é a primeira vez que a petista fica à frente do tucano além da margem de erro; rejeição de Aécio sobe 7 pontos, enquanto a de Dilma ficou estável

SÃO PAULO – Nova pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou pela primeira vez a candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente de Aécio Neves (PSDB) fora da margem de erro. No novo levantamento, a petista tem 54% dos votos válidos contra 46% do tucano.

Em votos totais, Dilma agora tem 49% contra 41% de Aécio, enquanto indecisos chegam a 3%. Já os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto chegaram a 7%. Na comparação com a pesquisa da semana passada, a petista cresceu 6 pontos, enquanto Aécio recuou 4 pontos. De acordo com o Ibope, a diferença veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%.

Em votos válidos, a petista cresceu 5 pontos, enquanto o tucano caiu os mesmos 5 pontos. Na pesquisa espontânea – quando não são citados os nomes dos candidatos – Dilma tem 47% e Aécio, 39%. Neste cenário, 7% disseram votar em branco ou nulo e outros 6% estão indecisos.

PUBLICIDADE

A rejeição é outro ponto que explica essa mudança de cenário. Em uma semana, a rejeição de Aécio saltou de 35% para 42%, enquanto Dilma manteve os mesmos 36% de eleitores dizendo que não votariam na petista de jeito nenhum.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios em todas as regiões do País entre segunda-feira (20) e ontem. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01168/2014.