Defesa de Dilma não quer que Gilmar Mendes conduza ação de cassação no TSE

Relatoria nas mãos de Mendes, crítico do governo federal, representaria derrota para o governo, que prefere que ação continue com a ministra Maria Thereza de Assis Moura

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A defesa da presidente Dilma Rousseff enviou ofício ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defendendo que a relatoria do pedido de impugnação da sua chapa eleitoral, que tramita na Corte, continue com a ministra Maria Thereza de Assis Moura. 

Os advogados não concordam com a sugestão da própria Maria Thereza para que o caso seja repassado ao ministro Gilmar Mendes. A ministra é vista como uma aliada pelo Planalto e votou pelo arquivamento do caso.

Maria Thereza pediu a transferência do processo para Mendes porque o voto dela foi derrotado para a abertura da ação e havia sido dele o primeiro voto a favor da abertura do processo de cassação. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A coordenadoria jurídica de Dilma defende que o caso permaneça com Maria Thereza, “pois não houve julgamento de mérito, mas sim de recurso”. A mudança da relatoria só poderia ser discutida se o mérito tivesse sido analisado.

Conforme informa o Estado de S. Paulo, os representantes do PSDB, que pediu a abertura do processo, pediram que Mendes assuma o caso. A mudança caberá ao presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, que afirmou que poderá tomar a decisão nos próximos dias.

Conforme informa o jornal O Globo, uma designação de Mendes para a relatoria do caso seria uma derrota para o governo, uma vez que ele tem defendido de forma fervorosa a necessidade de investigação dos supostos ilícitos cometidos na campanha de Dilma e criticado a gestão da presidente. 

Continua depois da publicidade

Na ação, o PSDB alega abuso de poder e que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empresas investigadas na Operação Lava Jato. No processo, o PT sustenta que todas as doações que o partido recebeu foram feitas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral. As contas eleitorais da presidente foram aprovadas pelo plenário do TSE em dezembro do ano passado por unanimidade.

Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.