Datafolha: Lula chega a 47%, e Bolsonaro mantém 33%

Levantamento realizado entre os dias 20 e 22 de setembro mostra chance de vitória em primeiro turno do petista; margem máxima de erro é de 2 p.p.

Marcos Mortari

Publicidade

A dez dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou, na margem, a vantagem sobre seus adversários na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa do Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta quinta-feira (22).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, Lula tem 47% das intenções de voto − oscilação positiva de 2 pontos percentuais em relação com o levantamento anterior, divulgado uma semana atrás. O movimento se dá dentro do limite da margem de erro, que é de 2 p.p..

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, se manteve com 33% − patamar já registrado no levantamento de 15 de setembro. A diferença de 14 p.p. entre os dois é a maior em um mês.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fora da polarização, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou de 8% para 7%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) se manteve com 5% das intenções de voto. Já a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%.

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Continua depois da publicidade

O levantamento também mostra que 4% dos entrevistados dizem que votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados − mesmo patamar registrado uma semana atrás. Outros 2% não souberam ou preferiram não opinar − quadro também estável.

Considerando apenas os votos válidos, (ou seja, deixando de lado a fatia do eleitorado que declara voto em branco, diz que anularia o voto ou ainda não decidiu seu candidato), Lula tem 50% (ante 48% em 15 de setembro). Já Bolsonaro aparece com 35% (ante 36%). Ciro Gomes aparece com 8%, enquanto Simone Tebet tem 5% e Soraya Thronicke, 1%.

O movimento indica aumento nas chances de a eleição terminar no primeiro turno, mas ainda instável, considerando a margem de erro. Para um candidato vencer a disputa sem necessidade de segundo turno, ele precisa reunir 50% mais um voto, considerando apenas os votos válidos.

Continua depois da publicidade

O resultado também pode estimular um aumento de pressão da campanha de Lula sobre os eleitores de candidatos como Ciro Gomes e Simone Tebet em busca do chamado “voto útil” para tentar resolver o processo eleitoral já em 2 de outubro.

Na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), Lula aparece com 42% das intenções de voto (ante 41%), enquanto Bolsonaro tem 31% (ante 30%). Já Ciro Gomes e Simone Tebet mantiveram os patamares da semana passada: 4% e 3%, respectivamente.

O Datafolha também capturou a preferência dos eleitores em uma eventual disputa de segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados no pleito. Neste caso, Lula lidera com 54% das intenções de voto, mesmo patamar do último levantamento. Já Bolsonaro mantém 38%.

Publicidade

O instituto entrevistou 6.754 eleitores de 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem máxima de erro da pesquisa é 2 p.p. para cima ou para baixo. O intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro do limite da margem de erro.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.