Publicidade
A última pesquisa Datafolha antes do 2º turno das eleições municipais, divulgada neste sábado (26), mostra o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), à frente do deputado Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pelo comando do maior colégio eleitoral do País.
Segundo o levantamento, Nunes aparece com 57% dos vótos válidos, ante 43% de Boulos. Na pesquisa anterior, Nunes aparecia com 58% dos votos válidos e Boulos com 42%.
Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra os votos brancos e os nulos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral. O cálculo também não leva em conta os eleitores que se declararam indecisos.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual o Datafolha não apresenta aos entrevistados os nomes dos candidatos, Nunes marca 39% das intenções de votos (era 40% no último levantamento). Boulos, por sua vez, tem 32% das menções, ante 30% no levantamento anterior.
Decisão de voto
O Datafolha perguntou aos entrevistados se eles estão decididos a votar nos candidatos. Do total, 91% disseram que estão totalmente decididos a votar em Boulos, enquanto 89% mencionaram Nunes.
Vontade de votar
A pesquisa também questionou os participantes sobre a vontade de votar no 2º turno. Em uma escala de 0 a 10, 22% disseram ter pouca ou nenhuma vontade de comparecer às urnas (notas de 0 a 3) e 43% falaram ter muita vontade de votar (notas 9 ou 10). Do restante, 18% atribuíram notas de 4 a 6, e 17%, notas 7 ou 8
Continua depois da publicidade
Rejeição
O Datafolha também mediu o índice de rejeição dos dois candidatos que disputam a prefeitura de São Paulo.
Guilherme Boulos continua sendo o mais rejeitado, com 52% (eram 55% na pesquisa anterior). Nunes manteve rejeição de 37% vista no último levantamento.
A pesquisa
A pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ocorreu entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é o SP-01690/2024.