Copom, PIB dos EUA e resultados: tudo o que você precisa acompanhar nesta semana no mercado

Confira os principais eventos que vão definir o rumo do mercado nesta semana

Rodrigo Tolotti

Fachada do Banco Central do Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – Após registrar seu melhor mês em um ano, o Ibovespa começou fevereiro em compasso de espera de olho no início dos trabalhos no Congresso. Para os próximos dias, a agenda fica um pouco mais tranquila, mas com eventos importantes para os investidores acompanharem.

Com as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal definidas com as eleições de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) respectivamente, agora começam os trabalhos para negociação e votação de projetos prioritários, principalmente a reforma da Previdência. A partir desta semana será possível ter uma noção maior da base que o governo tem para conseguir aprovar estes projetos.

A GO Associados também ressalta que o episódio do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho ainda terá desdobramentos na cena política nacional. Representantes da Amig (Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais) programaram uma visita a Brasília para negociar a manutenção do pagamento de royalties aos municípios afetados pela decisão da empresa de desativar 10 barragens no estado.

Continua depois da publicidade

Vale ainda destacar que, se os médicos confirmarem a previsão do período de dez dias, o presidente Jair Bolsonaro receberá alta na quinta-feira (7) após ter sido submetido à terceira cirurgia relacionada ao atentado a faca
que sofreu ainda na campanha eleitoral.

Resultados e indicadores
Na agenda doméstica, a semana será menos movimentada. O principal indicador no Brasil será a divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, para o qual a GO Associados projeta alta de 0,42%, com uma variação anual de 3,73%.

Vale destacar ainda a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na quarta-feira (6). É praticamente unânime a opinião de que o Banco Central irá manter os juros inalterados. Apesar disso, há uma grande expectativa pelo comunicado, que pode trazer mais detalhes sobre quanto tempo as taxas permanecerão inalteradas e até se o BC avalia um corte de juros.

Continua depois da publicidade

Ainda no Brasil, a temporada de resultados corporativos do quarto trimestre de 2018 ganha força, com pelo menos 10 empresas já agendadas para apresentarem seus números. O grande destaque fica para o Itaú Unibanco (ITUB4), que divulga seu balanço após o fechamento do pregão desta segunda-feira (4). 

Chamam atenção ainda a Lojas Renner (LREN3), na quinta-feira (7) também após o fechamento da bolsa, além da Klabin (KLBN11), que no mesmo dia apresenta seu resultado financeiro, mas desta vez antes do início dos negócios na B3.

No exterior, destaque para a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre de 2018 dos EUA, na quarta-feira (6). O indicador já devia ter sido publicado, mas acabou adiado por conta da paralisação do governo nas últimas semanas.

Continua depois da publicidade

Os investidores ficarão atentos ainda aos dados de pedidos de bens duráveis e de vendas de comércio de dezembro, que saem nesta segunda feria (4). Na terça-feira (5), serão divulgadas a balança comercial de dezembro e a sondagem PMI não-Industrial do ISM e da Markit de janeiro.

Por fim, na quinta-feira (7), saem os índices de preços PCE, os dados da renda e dos gastos pessoais do quarto trimestre e os pedidos por seguro desemprego. Vale destacar ainda que o mercado chinês ficará fechado na semana por conta do feriado de ano novo.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores e resultados.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.