Começa campanha eleitoral para escolha do substituto de Shinzo Abe

Disputam o cargo o ex-ministro das Relações Exteriores, Taro Aso, e o veterano Yasuo Fukuda, do PLD, apontado como favorito

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Começou no domingo (16) a campanha para escolha do novo primeiro-ministro do Japão. Disputam o cargo o ex-ministro das Relações Exteriores, Taro Aso, e o veterano Yasuo Fukuda, do Partido Liberal-Democrata (PLD), apontado como favorito.

No dia 23 de setembro, 528 membros do PLD elegerão o novo presidente do partido. O vencedor será indicado primeiro-ministro em substituição a Shinzo Abe, em razão da maioria de políticos do PLD na câmara baixa japonesa.

Campanha

Durante a abertura da campanha eleitoral – que durará apenas uma semana, em razão da renúncia do premiê Shinzo Abe – Fukuda falou que é importante que o PLD recupere a confiança do povo, enquanto Aso afirmou que o Japão precisa ter um líder forte e confiável.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aso, que foi colaborador próximo a Abe, admitiu sua provável derrota, mas justificou sua candidatura alegando haver necessidade de que seja realizado um pleito aberto, para não dar a impressão de que o primeiro-ministro será eleito nos bastidores.

Se Fukuda realmente vencer as eleições, o PLD voltará ao poder, após os mandatos de Junichiro Koizumi e Shinzo Abe.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.