CNI: otimismo do consumidor recua pela terceira vez consecutiva em janeiro

Brasileiros têm se mostrado preocupados com a trajetória da inflação e menos dispostos a comprar bens de maior valor

Publicidade

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor brasileiro recuou pela terceira vez consecutiva em janeiro, atingindo 115,3 pontos. De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (28) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), este é o menor valor desde junho de 2010.

Em relação ao mês anterior, o indicador registrou queda de 1,5%.

Para a CNI, pelo terceiro mês seguido, os consumidores têm se mostrado mais preocupados com a trajetória da inflação. Além disso, ficaram menos otimistas em relação às compras de bens de maior valor e com a renda pessoal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, diz a confederação, as perspectivas com relação ao desemprego se tornaram mais otimistas e os consumidores estão menos endividados do que há três meses. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de janeiro, com 2.002 pessoas.

Mais quedas do que altas
Quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram queda na comparação com dezembro: expectativas de inflação (-2,4%), situação financeira (-2,2%), expectativas de renda pessoal (-3,6%) e compras de bens de maior valor (-3,9%).

Por outro lado, as perspectivas relacionadas ao desemprego cresceram 2,4%, assim como o otimismo sobre o endividamento.

Continua depois da publicidade

Os índices que obtiveram maior pontuação foram o da expectativa de desemprego (134,1 pontos) e o de renda pessoal (116,5 pontos). Os piores colocados foram o de expectativa de inflação (109,1) e o de compras de maior valor (110,6). A situação financeira e o endividamento têm índices de confiança de 114,7 pontos e de 112,1, respectivamente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.