[Braduni] Qual é a importância de um Centro Acadêmico?

Mais do que um local de descontração, os CAs auxiliam diretamente na integração entre alunos, docentes e diretores

Aprenda a investir na bolsa

Começam as aulas na faculdade e uma das primeiras expressões diferentes que você escuta é: o material das aulas está no Centro Acadêmico para retirar cópias.

Depois de horas de procura, você finalmente encontra esse lugar e se encanta. Afinal, além de fazer serviços de cópias e plastificação, a maioria dos Centros Acadêmicos dispõe de um local para descontrair, com cadeiras, mesas e, em alguns, até instrumentos musicais, onde os alunos podem relaxar.

Mas será que os Centros Acadêmicos se resumem a essas funções? Para que servem essas instituições e de que forma você pode participar?

Centro Acadêmico

Aprenda a investir na bolsa

Os Centros Acadêmicos são entidades que representam os estudantes nas faculdades e universidades, reconhecidos por lei federal desde 1985, que visam despertar nos universitários um espírito crítico, estimulando o debate de idéias e formação de cultura, além de integrar alunos, professores e diretores.

Geralmente, grande parte das palestras, encontros, fóruns, semanas temáticas, recepção de calouros e festivais também são organizados pelos Centros Acadêmicos.

Porém, mais do que festas e palestras culturais, os Centros Acadêmicos promovem um elo entre os estudantes e a parte administrativa da faculdade, mediando as negociações para conseguir mudanças e melhorias no ambiente universitário, tanto para estudantes quanto para diretores e docentes.

Quem pode participar?

Por ser uma entidade voltada aos estudantes, todo e qualquer aluno regularmente matriculado na universidade pode participar, desde que faça parte de uma “chapa”, ou seja, pertença a um grupo de alunos com idéias de gestão, organização e propostas para os colegas.

Cada chapa é formada em média por dez a quinze alunos, com diferentes graus de hierarquia, como diretores, gerentes e tesoureiros que, durante o período eleitoral, apresentam suas propostas de melhoria nas condições da universidade para os demais estudantes.

As eleições acontecem uma vez por ano. A data e o horário da votação são amplamente divulgados, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para essa escolha. O voto é secreto e facultativo.

A escolha

PUBLICIDADE

Agora que você sabe a área de atuação do Centro Acadêmico e sua importância, fique atento às próximas eleições e procure participar da forma mais ativa possível, analisando as propostas de cada chapa e votando na que mais condiz com os seus ideais ou organizando uma chapa.

Não vote em determinada chapa, apenas porque um amigo seu participa ou porque ela irá promover a festa do ano. Escolha de forma consciente, uma vez que a gestão eleita será responsável por diversos projetos que influenciam diretamente a sua vida acadêmica. Pense nisso!