Boom do petróleo brasileiro está ameaçado pela CPI da Petrobras, afirma FT

Divergências políticas podem colocar em xeque um dos maiores trunfos do Brasil, diz periódico britânico

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O que parece ser um dos maiores trunfos da economia brasileira e do governo nos últimos períodos pode estar em xeque, alertou o Financial Times em sua edição online nesta quarta-feira (22), uma vez que a instauração da CPI da Petrobras “ameaça o boom” da indústria petrolífera nacional.

Em uma manobra política do Senado na última semana, o presidente da Casa, José Sarney, decidiu destravar o inquérito em relação à estatal, para a qual foi criada uma comissão parlamentar para apurar as denúncias de fraude, corrupção e sonegação fiscal.

As investigações, que começarão já no próximo mês, ameaçam complicar os esforços do governo brasileiro para regulamentar a exploração e comercialização de petróleo das “imensas e inexploradas reservas”, que colocariam o Brasil na ponta de um novo boom petrolífero.

Continua depois da publicidade

Acusações

Contra a Petrobras e a ANP (Agência Nacional do Petróleo), membros da oposição afirmam que ocorreram fraudes em concorrências para obras em plataformas, além de irregularidades em contratos de construção de uma refinaria e o desvio de royalties.

O presidente da estatal, Sergio Gabrielli, classificou a situação como “a pior crise da história” da empresa, e de acordo com suas alegações da companhia não existem problemas com os contratos e o superfaturamento é somente uma questão de “divergências de critérios técnicos”.