BNDES vai ampliar recursos para o agro, diz ministro após reunião com Haddad

Ministro da Agricultura afirmou que banco também será chamado pelo presidente Lula para discutir crise enfrentada pelo setor

Estadão Conteúdo

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Publicidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), confirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai anunciar ampliação de recursos ao agronegócio. “O BNDES está preparando anúncios. No dia 2 deverá ter algum”, afirmou Fávaro após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

O ministro afirmou que o BNDES também será chamado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a crise enfrentada pelo setor. E que as “medidas estruturantes virão depois do levantamento da equipe econômica de endividamento do setor e custos”.

Fávaro vai se reunir com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na sexta-feira (2) no Rio de Janeiro, no dia do possível anúncio do banco estatal. Há expectativa de que o anúncio seja de um novo aporte de R$ 4 bilhões para investimentos agropecuários na linha BNDES Crédito Rural, com custo fixo em dólares americanos (TFBD).

Continua depois da publicidade

O banco de fomento também deve criar uma linha dolarizada para custeio agropecuário, com recursos voltados diretamente a produtores afetados pela quebra de safra ou a revendas para refinanciarem o custeio.