Avião com 221 brasileiros repatriados do Líbano pousa em São Paulo

A informação foi confirmada, em nota, pela Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o 9º voo de repatriação de brasileiros da zona de conflito no Líbano. Segundo o governo federal, 3 mil pessoas ainda querem voltar

Agência Brasil

Mais um voo de repatriação de brasileiros da zona de conflito no Líbano chega ao Brasil (Foto: Divulgação/FAB)
Mais um voo de repatriação de brasileiros da zona de conflito no Líbano chega ao Brasil (Foto: Divulgação/FAB)

Publicidade

Uma aeronave com 221 brasileiros repatriados do Líbano pousou às 5h55 desta terça-feira (29) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). 

A informação foi confirmada, em nota, pela Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o 1º voo de repatriação de brasileiros da zona de conflito no Líbano.

Além do grupo, a aeronave modelo KC-30 trouxe também um animal de estimação. A Operação Raízes do Cedro, responsável pelas ações de repatriação, teve início no último dia 2.

3 mil querem voltar

A logística envolve o uso de aeronaves e servidores da FAB, além do trabalho de articulação via Itamaraty.

Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano contabiliza cerca de 20 mil pessoas, das quais pelo menos 3 mil manifestaram desejo de retornar ao Brasil.

No fim de setembro, bombardeios israelenses no Líbano deixaram dois adolescentes brasileiros mortos – Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos.

Continua depois da publicidade

Israel e o grupo Hezbollah, do Líbano, participam de ataques na fronteira desde o início da atual guerra na Faixa de Gaza, no ano passado, detonada após um ataque do Hamas, aliado do Hezbollah.