Após crise, Geddel deixa articulação política do governo: “peço exoneração após profunda reflexão”

A situação se agravou depois que Marcelo Calero prestou depoimento à Polícia Federal e acusou também o presidente Michel Temer de pressioná-lo para atender ao pedido

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Para estancar a sangria gerada pelo agravamento da crise política instalada no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, entregou, na manhã desta sexta-feira (25), uma carta de demissão ao presidente Michel Temer. O documento foi divulgado pelo próprio político baiano, homem forte do governo até então, que atuava na articulação política com o Congresso.

“Peço exoneração após profunda reflexão”, escreveu. O agora ex-ministro diz que retorna à Bahia, mas que segue torcendo pelo sucesso do governo.

Geddel Vieira Lima foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Macelo Calero de pressioná-lo para autorizar que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) liberasse a construção de um prédio onde tinha um apartamento comprado. Contou Calero que a insistência do articulador político do governo o levou a deixar a pasta que comandava até a última sexta-feira (18).

Continua depois da publicidade

A situação se agravou depois que o ex-ministro prestou depoimento à Polícia Federal e acusou também o presidente Michel Temer de pressioná-lo para atender ao pedido. O peemedebista admite encontro com Calero, mas não reconhece a versão contada pelo ex-ministro.

Leia a íntegra da carta:

Salvador, 25 de novembro de 2016

Continua depois da publicidade

Meu fraterno amigo Presidente Michel Temer,

Avolumaram-se as críticas sobre mim. Em Salvador, vejo o sofrimento dos meus familiares. Quem me conhece sabe ser esse o limite da dor que suporto. É hora de sair.

Diante da dimensão das interpretações dadas, peço desculpas aos que estão sendo por elas alcançados, mas o Brasil é maior do que tudo isso.

Publicidade

Fiz minha mais profunda reflexão e fruto dela apresento aqui este meu pedido de exoneração do honroso cargo que com dedicação venho exercendo.

Retornado a Bahia, sigo como ardoroso torcedor do nosso governo, capitaneado por um Presidente sério, ético e afável no trato com todos, rogando que, sob seus contínuos esforços, tenhamos a cada dia um país melhor.

Aos Congressistas, o meu sincero agradecimento pelo apoio e colaboração que deram na aprovação de importantes medidas para o Brasil.

Continua depois da publicidade

Um forte abraço, meu querido amigo.

GEDDEL VIEIRA LIMA

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.