Em petrobras

ADRs da Petrobras disparam 3% em Nova York após reajuste do diesel

Disparada dos ativos negociados no exterior pode ser um sinal de como as ações da estatal abrirão na bolsa brasileira na quinta-feira

fachada Petrobras
(Agência Petrobras / Stéferson Faria)

SÃO PAULO - Os ADRs (American Depositary Receipts) da Petrobras negociados em Nova York dispararam até 2,94% na noite desta quarta-feira (17) após a estatal anunciar um reajuste de R$ 0,10 no preço do litro do diesel.

Como o valor dos ADRs está relacionado com as ações das empresas negociadas aqui no Brasil, movimentos como este costumam indicar como será a abertura dos papéis no pregão seguinte na B3.

Em coletiva de imprensa, o CEO da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que este reajuste representa uma alta entre 4,5% e 5,1% no valor do combustível nos pontos de venda da companhia.

O executivo disse ainda que a empresa não teve perdas com o adiamento do ajuste do preço do diesel e que isso se deu por sua política de hedge, sendo que foi o preço do frete marítimo que permitiu este reajuste menor agora.

Castello Branco defendeu em sua fala também a abertura do mercado de combustíveis do país, bandeira defendida também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

"O monopólio é incompatível com a sociedade livre. Não é bom para economia e nem para o monopolista. Queremos competição, quero a Petrobras mais forte e pronta para competir”, afirmou o CEO da estatal.

Em comunicado ao mercado, a Petrobras disse que o preço estabelecido representa, em média, 54% do preço do diesel nos postos de serviço. Segundo a empresa, o preço médio do diesel ao consumidor no Brasil é 13% menor do que a média global.

"O reajuste levou em consideração os mecanismos de proteção, através dos derivativos financeiros, e as variações de demais parcelas que compõem o Preço Paridade Internacional (PPI) com destaque para redução recente do frete marítimo. A Petrobras reafirma a rigorosa observância do alinhamento de seus preços com a paridade internacional", diz a nota.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

 

Contato