Em petrobras

Petrobras discute ofertas pela BR Distribuidora e mais 4 notícias agitam o after-market

Veja o que de mais importante aconteceu no mundo corporativo após o fechamento do pregão nesta segunda-feira

Refinaria da Petrobras
(Bloomberg)

SÃO PAULO - A Bolsa fechou, mas o noticiário corporativo não parou no mercado financeiro. Entre as empresas que tiveram notícias importantes divulgadas após o fechamento da Bovespa está a Petrobras (PETR3; PETR4), que discutirá as ofertas pela BR Distribuidora, que deve ser vendida pela estatal no âmbito da venda de ativos que a companhia vem fazendo para retirar pressão sobre o caixa. Confira mais notícias no radar do after-market desta segunda-feira (18).  

Petrobras
O Conselho de Administração da Petrobras discutirá ofertas pela BR Distribuidora em julho, mas ainda não tomou nenhuma decisão. A venda desta parte da gigante estatal petrolífera faz parte de um grande programa de desinvestimentos para fazer caixa, já que a Petrobras é dona de uma dívida bilionária com grande parte desse débito atrelado ao dólar.

Ainda no radar da companhia, a Petrobras confirmou que “iniciou ação judicial contra o grupo Astra nos Estados Unidos, a fim de obter indenização por prejuízos decorrentes de condutas ilícitas relacionadas à compra da refinaria de Pasadena”, de acordo com comunicado ao mercado. 

Marcopolo
A fabricante de ônibus Marcopolo (POMO4) informou aos acionistas em fato relevante que aprovou a incorporação da L&M Incorporadora, controladora da San Marino Ônibus (Neobus), pela Marcopolo (Incorporação). A deliberação sobre essa operação será realizada em Assembleia Geral Extraordinária de acionistas no dia 3 de agosto de 2016. Por meio da Incorporação, a totalidade das quotas da Neobus detidas pela L&M, que é titular de uma participação de 55% no capital total e votante da Neobus, passará a ser detida pela Marcopolo, que já detém uma participação minoritária de 45% do capital votante e total da Neobus. Assim, com a aprovação da Incorporação pela Assembleia da Companhia, a Marcopolo passará a deter o controle integral do capital da Neobus.

Paranapanema
A produtora de cobre Paranapanema (PMAM3) postergou o pagamento de dividendos aos seus acionistas declarados em Assembleia Geral Ordinária do dia 29 de abril. O pagamento agora será feito, de acordo com a companhia até 30 de dezembro, com atualização monetária do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado).

Gol
A Gol (GOLL4) divulgou nesta segunda, 18, os dados operacionais prévios relativos ao segundo trimestre de 2016, quando seu sistema total registrou queda na demanda e na oferta em relação ao mesmo período do ano passado. No que diz respeito à oferta, a queda no indicador de assentos-quilômetro oferecido (ASK, na sigla em inglês) entre abril e junho deste ano foi de 9,3% na base anual. Já o indicador de passageiro por quilômetros transportados (RPK, na sigla em inglês), que mede a demanda pelos voos da companhia, caiu 11,2% na mesma base de comparação. Desta maneira, a taxa de ocupação no trimestre ficou em 75,2%, uma queda de 1,6 ponto porcentual (p.p.) em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Contax
A Contax (CTAX3), por sua vez, deferiu o pedido de migração do Nível 2 para o Novo Mercado. As ações da companhia de telemarketing começarão a ser negociadas nesse novo segmento da BM&FBovespa baseado no grau de governança corporativa da empresa a partir da próxima quinta-feira (21). 

 

Contato