Petrobras conclui perfuração e confirma extensão no pré-sal na bacia de Santos

Segundo comunicado, novo poço tem profundidade final de 5.765 metros e está localizado a 267 km do litoral do Rio de Janeiro

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), a Petrobras (PETR3, PETR4) informou a conclusão da perfuração do terceiro poço de exploração localizada na área de Júpiter, no pré-sal da Bacia de Santos, confirmando a extensão da descoberta na região.

A companhia informou a descoberta de uma coluna de hidrocarbonetos de cerca de 160 metros, a 5.322 metros de profundidade, com capa de gás e coluna de óleo de cerca de 100 metros de espessura. Após a descoberta, está previsto um teste de formação para averiguar as características e produtividade dos reservatórios encontrados.

Segundo o comunicado, o novo poço tem profundidade final de 5.765 metros e está localizado a 267 km do litoral do Rio de Janeiro em profundidade de água de 2.251 metros. O Consórcio formado pela Petrobras e pela Petrogal Brasil dará continuidade às atividades previstas no Plano de Avaliação de Descoberta aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Continua depois da publicidade

Ainda nesta segunda-feira, ocorrerá o leilão da área de Libra, do pré-sal da bacia de Santos, a maior descoberta de reservas naturais do Brasil. Por lei, a Petrobras terá uma participação mínima de 30% no consórcio que irá explorar a área. Em meio às discussões sobre como se dará o leilão, a expectativa é de que a petrolífera brasileira entre no leilão com pelo menos 40% de participação no bloco em consórcio formado com as estatais chinesas CNOOC e CNPC. A Petrobras é a operadora do consórcio, com 80%, em parceria com a Petrogal, com participação de 20%.