Vendo mudança de postura do governo, Votorantim eleva perspectiva para Petrobras

Apesar de acreditar que mudanças estão longe de acontecer, preocupação do governo com petrolífera traz momento positivo para ações, avaliam analistas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de não confirmadas, as sinalizações de que o governo está preocupado com a Petrobras (PETR3;PETR4) são suficientes para trazer mais otimismo com a companhia, conforme a Votorantim Corretora. Com isso, os analistas alteraram a visão de curto prazo de negativa para positiva, mantendo recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para os papéis. 

Na última sessão, as ações da companhia subiram mais de 5%, em meio a duas notícias possivelmente bastante favoráveis para a petrolífera: uma sobre o pré-sal e outra sobre um possível reajuste no preço dos combustíveis.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, o governo avalia mudar a legislação para desobrigar a estatal a operar e deter pelo menos 30% de cada poço de petróleo do pré-sal – o que foi negado pelo ministro Edison Lobão – e traz ainda a possibilidade de um novo reajuste nos preços de combustíveis. Contudo, apenas se isso não prejudicar o alcance das metas de inflação para este ano e para 2014. Portanto, Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, deve ser consultado.

Continua depois da publicidade

Conforme apontam os analistas Leonardo Alves e Tiago Costa, a questão da inflação e o cenário político continuam sendo obstáculos para o ajuste nos preços de combustíveis. ” […] Portanto, não consideramos nenhuma mudança em nosso modelo até 2015, o que também parece ser um consenso do mercado”, ressaltam. 

Entretanto, destacam, a perda do grau de investimento da petrolífera teria um alto custo político. Desde a divulgação do resultado pela companhia, a questão dos preços de combustíveis se tornou um ponto central na mídia do País, o que “pode aumentar as chances de que os ajustes ocorram antes do previsto, o que teria um impacto positivo sobre as ações da Petrobras”, destacam Alves e Costa.

Mudança no curto prazo em Libra não é possível, mas…
Alves e Costa ressaltam que a mudança na questão da participação da petrolífera para o próximo leilão do Campo de Libra não é possível. Contudo, a possibilidade de uma mudança no longo prazo é positiva, permitindo à Petrobras avaliar os campos e sua própria condição patrimonial, para então decidir o quanto irá investir. 

Ambas as medidas parecem estar longe de acontecer, porém essa possibilidade traz um momento positivo para as ações da Petrobras, uma vez que sinaliza para o mercado que o governo está preocupado com a situação da companhia”, ressaltam os analistas. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.