Petrobras elevará importação de gasolina mesmo com novo mix de etanol

Expectativa é que importação do combustível aumente cerca de 22% na comparação com 2012, de modo a atender crescente demanda no mercado interno

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – Mesmo com aumento da mistura de etanol na gasolina, de 20 para 25 por cento a partir de maio, a Petrobras (PETR3;PETR4) prevê um aumento na importação de gasolina de 22 por cento este ano na comparação com 2012 para atender a crescente demanda no mercado interno, de acordo com a empresa.

A expectativa para este ano é que as compras externas de gasolina somem 110 mil barris ao dia, em média. Em 2012, a importação de gasolina chegou a 90 mil barris ao dia, um volume historicamente alto, que acabou afetando os resultados da companhia juntamente com a alta nas compras externas de diesel.

Por conta do crescimento nas compras externas de derivados, vendidos com preços defasados no mercado interno ante o valor internacional, a área de Abastecimento contabilizou em um prejuízo de 22,9 bilhões de reais em 2012.

Continua depois da publicidade

“É preciso contabilizar o crescimento do mercado este ano”, disse o diretor de Abastecimento da empresa, José Cosenza, em conferência nesta terça-feira para explicar os resultados.

Segundo a Petrobras, enquanto a produção de derivados cresceu no ano passado 5 por cento, a demanda avançou acima desse patamar e atingiu 7 por cento.

A gasolina ancorou essa expansão de venda de derivados em 2012, com mais 17 por cento.

A estatal informou que o forte consumo de gasolina se deu por conta do aumento da frota de carros bicombustível no país e pelos preços mais competitivos do combustível frente ao álcool na maior parte do país.

O aumento na importação da gasolina tem relação com o fato de as refinarias da estatal estarem no limite de operação para a produção desse combustível, associado a um consumo com crescimento na casa de dois dígitos.

Na média de 2012, a empresa ampliou a carga refinada em 82 mil barris, um ganho de 4 por cento ante 2011.

As unidades de processamento bateram recorde de utilização ao atingirem 96 por cento na média do ano.

A previsão da diretoria de Abastecimento da empresa é manter a importação de diesel este ano em 190 mil barris de petróleo ao dia, em média.