Petrobras anuncia reajuste de gasolina em 6,6% a partir de quarta

Diesel será reajustado em 5,4%, comunicou a empresa nesta terça-feira

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou um reajuste na gasolina em 6,6% nas refinarias, a ser válido a partir das 00h00 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (30). Já o diesel será reajustado em 5,4%, informou a empresa nesta terça-feira (29), em comunicado ao mercado. 

Os preços de gasolina e diesel ainda não incluem os tributos CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), PIS/Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

De acordo com a companhia, o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da estatal, tentando alinhar o preço dos derivados de petróleo aos valores do mercado internacional, de uma maneira a obter equilíbrio no médio e longo prazo. 

Continua depois da publicidade

O reajuste já era esperado, já que sem ele, a rentabilidade da estatal estava ameaçada. O jornal carioca O Globo chegou a comparar a Petrobras com a venezuelana PDVSA, citando uma piora na rentabilidade da petrolífera estatal com o “aparelhamento político”. Esse reajuste veio um dia após a Petrobras perder o posto de petrolífera mais valiosa da América para a colombiana Ecopetrol, que possui produção muito menor

O ano não começou bem para os acionistas da Petro, e a expectativa é que o reajuste ajude a mudar a tendência. Até o fechamento desta terça, as ações preferenciais da Petrobras recuavam 2,40% no ano, mas podem voltar para o positivo na sessão seguinte. A resposta dos investidores ao reajuste tem sido positiva até agora, com o ADR (American Depositary Receipt) PBR, que representa os papéis ordinários – mais líquidos por lá -, registrando ganhos de 2,36% até as 19h45 (horário de Brasília), atigindo US$ 19,95. 

O mercado, porém, esperava patamares diferentes para o reajuste da gasolina – cuja disparidade com o preço internacional pode ter sido um motivo para que o governo elevasse a quantia de Etanol presente no combustível. O Copom (Comitê de Política Monetária) estimava 5% em sua última reunião, mas o JPMorgan usou 10% em suas projeções, enquanto o BES (Banco Espírito Santo) estimava alta de 6% para ambos os produtos

Atualizada às 19h45 (horário de Brasília)