Em petrobras

Petrobras

A empresa, controlada pela União, atua na exploração, extração e produção de petróleo, além do refino e distribuição do produto e seus derivados para outras empresas

A Petrobras é uma das maiores empresas brasileiras, sendo uma companhia de capital misto, constituída pela União, que detém seu controle acionário. A empresa atua na exploração, extração e produção de petróleo, além do refino e distribuição do produto e seus derivados para outras empresas. Em 1997, o governo brasileiro promulgou uma lei que abre todos os segmentos do setor à competição, de modo que a Petrobras perdeu, a partir daí, o monopólio do petróleo no País.

Como as atividades da empresa são bastante amplas, a companhia possui quatro principais ramos de negócios: Exploração & Produção, Abastecimento, Gás & Energia e Internacional. Além disso, a Petrobras conta com duas áreas de apoio - a financeira (PIFCo) e a de serviços.

A empresa conta com mais de 130 plataformas de exploração de produção de petróleo, com capacidade instalada de 2,2 milhões de barris por dia. São cerca de 8 mil postos de combustíveis da companhia espalhados pelo território brasileiro, sendo que a empresa também atua no cenário internacional em mais de 25 países em quatro continentes. Os resultados financeiros da petrolífera demonstram o tamanho de seu crescimento em pouco mais de 10 anos. De 1997 para 2009, o lucro da empresa passou de US$ 1,373 bilhão para mais de US$ 15 bilhões. 

Controle acionário
O controle acinário da Petrobras pertence à União, que detém 55,6% do capital votante. Os 44,4% restantes estão distribuídos dentre os demais acionistas.

Composição Acionária da Petrobras
Acionista Participação
ações ON 
Participação
ações PN 
Capital Total
União federal 55,6% - 32,1%
ADR (NYSE, ações ON) 24,8% - 14,4%
ADR (NYSE, ações PN)
- 34,3% 14,5%
BNDESPar 1,9% 15,5% 7,7%
FMP - FGTS Petrobras 3,4% - 2,0%
Estrangeiros 4,9% 13,9% 8,7%
Demais pessoas físicas e jurídicas 9,3% 36,3% 20,%

Ativos listados
As ações ordinárias da Petrobras são negociadas na BM&F Bovespa com o código PETR3, enquanto as ações preferenciais são negociadas como PETR4. Na bolsa de Nova York, a empresa possui ADRs (American Depositary Receipts) representativos das ações ordinárias negociadas com o código PBR.A e ADRs preferenciais listados como PBR.

 

Para acessar a página oficial do site de Relações com Investidores da empresa, clique aqui

 

Contato