Delphine Arnault: a herdeira primogênita que comanda o império Dior

Sua nomeação como executiva-chefe da marca é parte da reformulação do conglomerado de luxo

Delphine Arnault
PARIS, FRANCE – JUNE 11: Delphine Arnault attends the 2023 French Open at Roland Garros on June 11, 2023 in Paris, France. (Photo by Jean Catuffe/Getty Images)
Nome Completo:Delphine Caroline Marie Arnault
Data de nascimento:04 de abril de 1975
Local de nascimento:Neuilly-sur-Seine, França
Formação:EDHEC Business School (França), London School of Economics (Inglaterra)
Ocupação:Executiva-chefe da Dior

Em janeiro de 2023, Bernard Arnault, o francês que costuma figurar entre as maiores fortunas do mundo, passou o comando da Dior para sua filha mais velha, Delphine Arnault.

A nomeação da herdeira, que ocupava a vice-presidência adjunta da Louis Vuitton desde 2013, foi parte da reestruturação promovida na alta diretoria do grupo LVMH, um dos mais valiosos do mercado. Sob a liderança de Delphine, a Louis Vuitton bateu recordes de vendas, segundo dados divulgados pelo grupo em sua ida para a Dior.

Bernard Arnault, dono da gigante de luxo LVMH, supera Elon Musk na lista da Forbes dos mais ricos do mundo – InfoMoney

Quem é Delphine Arnault?

Delphine Caroline Marie Arnault é a primogênita de Bernard Arnault, o bilionário que preside o LVMH, maior conglomerado de marcas de luxo do mundo. Nascida em Neuilly-sur-Seine, na França, em 4 de abril de 1975, ela tem um irmão mais novo (Antoine) e três meio-irmãos (Alexandre, Jean e Frédéric), do segundo casamento de Bernard.

Delphine se formou na London School of Economics em 1997, iniciando sua carreira profissional como consultora na McKinsey, onde atuou por dois anos. Em 2000, foi trabalhar com a equipe do estilista John Galliano, quando teve seu primeiro contato com o mundo da moda.

Sua entrada nos negócios da família ocorreu em 2001, quando começou a trabalhar no departamento de calçados da Dior, chegando à vice-presidência do comitê executivo, cargo que ocupou até 2013. Sua atuação na Dior, focada no crescimento de artigos de couro, assessórios e estratégias de comunicação, marcou um dos períodos de maior crescimento da marca. Ao mesmo tempo que supervisionava tudo o que era relacionado à produção, Delphine era o braço direito do pai na gestão da empresa. Por isso, em 2013, foi chamada a assumir a vice-presidência adjunta da Louis Vuitton, tornando-se oficialmente a “número 2” do grupo. 

Planejamento sucessório

Delphine retornou oficialmente à Dior em fevereiro de 2023, na principal cadeira executiva da empresa. A nova função é parte da estratégia de planejamento sucessório do grupo LVMH, de forma a facilitar a governança futura e organizar a distribuição patrimonial entre os cinco herdeiros e suas famílias.

Atualmente, todos os filhos de Bernard Arnault ocupam cargos de gestão no conglomerado. Antoine, segundo filho mais velho e que comanda a holding da família, é chefe de comunicação e imagem da LVMH , presidente do conselho da Loro Piana e diretor executivo da Berluti, fabricante de roupas masculinas. Já Alexandre, especialista em tecnologia e inovação, ocupa a vice-presidência executiva de produtos e comunicações da Tiffany & Co. Frédéric é o CEO da TAG Heuer, marca de relógios de luxo. Por fim, o caçula, Jean, é diretor de marketing e desenvolvimento dos relógios Louis Vuitton.

Vida pessoal

Segundo pessoas próximas, Delphine é uma discreta e de personalidade forte. Desde 2010, é casada com Xavier Niel, milionário francês do ramo das telecomunicações e coproprietário do jornal Le Monde.