Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Internet

Site de Cupom de Desconto ajuda a economizar nas compras online

Os cupons de desconto são oferecidos aos usuários por meio de códigos promocionais ou links promocionais. No Brasil, essa prática vem aumentando entre os e-commerces e costumam serem usadas em datas significativas, como a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc. Muitas vezes, os cupons de desconto são oferecidos em quantidades limitadas, para atingir apenas uma demanda específica da loja. E costumam durar pouco tempo.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O Mercado de cupom de desconto nos EUA e Europa é muito comum. Em 1887, a empresa Coca-Cola foi a primeira a usar o desconto.  A dinâmica permitia que os clientes trocassem os cupons nas revistas por refrigerantes nos pontos de vendas cadastrados.  Em 1913, a empresa havia distribuído aos seus clientes, mais de 8,5 milhões de cupons. 

Na época, essa estratégia de promoção foi considerada agressiva e foi o empurrão para o crescimento da marca. Em seguida, os cupons de desconto passaram a ser mais disseminados, sendo impressos em revistas, jornais e encartes de lojas. 

A cultura do cupom surgiu e se popularizou entre todas as classes sociais.  Na mesma época essa cultura não pegou no Brasil devido à oscilação de preços gerada pela inflação. 

PUBLICIDADE

Os cupons só começaram a fazer sucesso no Brasil há cerca de 5 anos, principalmente com o surgimento dos e-commerces que deram origem também às plataformas de afiliação e sites de cupons de descontos. Os usuários não precisariam comprar apenas nas lojas físicas, pois as ofertas oferecidas na rede também eram confiáveis e baratas.

Esse modelo de negócio baseado no marketing de afiliação, confere retorno financeiro e visibilidade às empresas, toda vez que o usuário efetua uma compra na loja parceira. Os sites de cupons começaram a se espalhar pela rede e até pessoas influentes como Bill Gates já usaram cupons de descontos

Como usar cupom de desconto?

Cada loja tem uma estratégia específica para oferecer descontos e promoções aos seus clientes. Os cupons podem vir através das redes sociais, email marketing ou através do próprio site. 

Para utilizar a oferta, o consumidor deve acessar o site de descontos, copia o código promocional e cola na parte do carrinho de compras do e-commerce antes de finalizar a compra. Assim, ele consegue seu desconto. Em alguns sites, o local para inserir o código pode mudar para a página de seleção de quantidade de produtos. 

Alguns e-commerces podem ter, além de códigos promocionais, ofertas que já vem com um código. Basta clicar na oferta para obter o vale desconto. Em determinadas situações, os cupons são limitados a pedidos com valores mínimos de compra. E em alguns casos, os cupons de desconto possuem quantidade e prazos predefinidos ou podem vencer em pouco tempo.

PUBLICIDADE

Dessa forma, fique sempre atento sobre onde inserir o cupom de desconto. Algumas vezes haverá um link clicável da promoção. Já outras lojas, só oferecem o cupom no final da compra, após o cálculo do frete. Por isso, não esqueça de aplicar o cupom e garantir  o desconto ao final de sua compra. 

Como economizar com cupom de desconto?

Os cupons de desconto são oferecidos aos usuários por meio de códigos promocionais ou links promocionais. No Brasil, essa prática vem aumentando entre os e-commerces e costumam serem usadas em datas significativas, como a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, etc. 

Muitas vezes, os cupons de desconto são  oferecidos em quantidades limitadas, para atingir apenas uma demanda específica da loja. Por isso, muitas promoções expiram quando determinado produto que estava encalhado, por exemplo chega ao fim. 

Algumas vezes, o site de cupom não recebe a informação do anunciante do fim do desconto ou das ofertas relâmpago. Com relação aos cupons exclusivos (aqueles os quais o usuário se beneficiam por assinar a newsletter da loja ou efetuar uma compra pela primeira vez) normalmente existe um período maior de uso antes de vencer o prazo de validade do cupom, detalhe esse que deve ser  informado pelo lojista.

Uma das grandes vantagens dos cupons promocionais é poder adquirir produtos de qualidade e abaixo do preço de mercado. Além disso são considerados seguros, práticos, não precisam de pré-aprovação e podem ser usados a qualquer hora do dia respeitando as regras de cada um. 

Esses cupons de desconto também podem  ser ofertados via email marketing, com descontos especiais para assinantes, nas redes sociais ou quando o usuário faz o seu primeiro cadastro dentro daquele site específico. 

Como muitos sites não exigem cadastro de usuários, antes de abrir qualquer e-mail marketing, verifique se o site é confiável, se tem SAC ou busque alguma informação no Reclame Aqui ou Ebit sobre a empresa. 

Os sites de descontos costumam testar a veracidade das promoções, além de informar em quanto tempo a promoção irá expirar. Uma grande dica de especialistas é ficar atento nas datas que expiram os cupons e descontos, para não adquirir um produto ou serviço que não é válido. 

Como conseguir cupom de desconto válido?

Existem três formas de cupons de desconto: a empresa pode oferecer ofertas para todos os produtos do site, o site pode ofertar apenas uma determinada categoria de produto ou o desconto pode ser relacionado a uma determinada oferta. 

Há diferentes sites de cupons de descontos. Uns não pedem cadastro, outros fazem esse cadastro de forma gratuita, outros oferecem cupons de desconto em  diferentes segmentos, incluindo supermercados, salões de beleza e restaurantes. Alguns sites de cupons de descontos, como Webpromoções, Promocupom e Cupomnamidia organizam em categorias, os diversos tipos de códigos promocionais de várias lojas nacionais.

Antes de adquirir um cupom de desconto, verifique se o produto “cabe” realmente no seu bolso. No caso de adquirir um serviço, como um passeio por exemplo, verifique as condições de uso, como restrições de usar nos finais de semana ou sobre um determinado horário específico. 

Perspectivas futuras do mercado

Com o passar dos anos, o e-commerce atrai cada vez mais consumidores brasileiros para as compras online, mais lojas físicas são lançadas na web e tradicionais players do varejo investem na expansão para o mercado online. 

Alavancar as vendas é primeira estratégia de um e-commerce e ao utilizar estratégias de marketing com promoções online consegue atrair ainda mais o consumidor. 

Ao oferecer um cupom de desconto a loja online se destaca de seus concorrentes e desperta interesse constante no consumidor, que visualiza a oportunidade imediata de economizar nas compras. Com isso, todos saem ganhando com cupom de desconto, tanto o consumidor, como o lojista.