Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Tecnologia

Rio de Janeiro recebe evento internacional focado em gestão de métodos ágeis

Sexta edição do Scrum Gathering acontece no Centro de Convenções Sulamérica, entre 27 e 29 de junho

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos.

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, também chamados de trilhas.

Entre os nomes da edição 2019 do Scrum Gathering Rio está Klaus Leopold. Doutor em ciências da computação, foi um dos primeiros instrutores e coaches de Kanban no mundo. Possui muitos anos de experiência ajudando organizações de diferentes áreas em suas jornadas de transformação ágil. Leopold é autor do best-seller de gestão organizacional “Rethinking Agile”, do livro “Pratical Kanban” e coautor do livro “Kanban Change Leadership”. Atualmente, se dedica à transformação ágil de empresas, através do Lean Business Agility e também de palestras nas principais conferências ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

Outra presença confirmada é Willy Wijnands. Apaixonado professor de ciências do Ashram College em Alphen aan de Rijn e de Aikido, já treinou mais de 650 professores em todo mundo e trabalhou com 2000 alunos usando o eduScrum em todas as aulas. É o fundador da eduScrum, cofundador da iniciativa mundial “Agile in Education”, coautor do guia eduScrum, do livro “Scrum in Actie” e também de “Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning”.

Mariana Zaparolli também será palestrante do Scrum Gathering Rio 2019. Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013, atua com Agile Coaching e Governança Lean de portfólio há três anos, catalisando a agilidade no Pagseguro. Participa ativamente das comunidades de agilidade, compartilhando experiências e aprendizados em debates e palestras. Acredita que ambientes de trabalho podem proporcionar realização associada a propósito, com empoderamento responsável das pessoas e crescimento colaborativo. Construiu sua carreira em Tecnologia com desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e portfólio. É Engenheira de Computação (FURG-RS) com mestrado em Computação Musical (IME-USP).

Pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil, o ator Mario Ballas também será destaque. Ele viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no festival Internacional de Bogotá. No Brasil foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu” no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso” no Comedians Club. 

Outro nome confirmado é o de Breno Luz. Formado em Engenharia pela UNICAMP, ele está há 16 anos no Itaú Unibanco, onde iniciou sua carreira como estagiário e passou pelas áreas de Operações, Eficiência e Qualidade, até chegar ao RH. Há pouco mais de 1 ano, como Superintendente de Planejamento do RH, assumiu a missão de transformar o modelo de trabalho do RH através da Agilidade, atuando na automação de processos e uso de people analytics. Esta transformação tem permitido ao RH ser tornar ainda mais estratégico e capaz de não só acompanhar a evolução dos negócios, mas também ajudar ao banco a se adaptar neste contexto de Transformação Digital.

Para completar o time, Joe Yoder. Ele é o fundador e diretor do The Refactory, uma companhia focada em arquitetura de software, design, implementação, consultoria e mentoria em todas as facetas do desenvolvimento de software. Joe é também presidente do Hillside Group, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas que usam, constroem ou lidam com sistemas de software. Joe já apresentou diversos tutoriais e palestras, organizou workshops e colaborou na organização de grandes conferências internacionais técnicas e de Agilidade. Ele é conhecido como o autor do Pattern “Big Ball of Mud”, que expõe muitas falácias presentes na arquitetura de software.

Semana Ágil promove treinamentos exclusivos focados na Agilidade

PUBLICIDADE

Entre 24 de junho e 4 de julho, o Rio de Janeiro recebe também a Semana Ágil, com treinamentos e workshops focados na aplicação de métodos ágeis, ministrados por trainers da Knowledge2. A Semana Ágil acontece em paralelo à 6ª edição do Scrum Gathering Rio – SGRIO.

De 24 a 26 de junho, Rodrigo Toledo e Magno de Santana conduzem o “Escalando Ágil”. É uma oportunidade para discutir os princípios que devem nortear os métodos ágeis quando se trata de dezenas ou centenas de times ágeis em uma mesma organização.

Ainda no dia 24, Rafaela Sampaio e Andressa Chiara comandam o “OKRs Workshop”. O treinamento tem como objetivo mostrar como OKRs (Objectives and Key Results) garantem resultados duradouros utilizando objetivos claros e engajamento.

No dia 25, no “Fit for Purpose”, ministrado por Lula Rodrigues e Andressa Chiara, os alunos poderão entender como os serviços do mundo real são concebidos, feitos e entregues. A partir de dinâmicas práticas, serão expostas ferramentas e técnicas para medir a satisfação de clientes, definir KPIs e quais métricas devem ser analisadas.

O treinamento “Agile Marketing” encerra a Semana Ágil 2019, no dia 4 de julho, com os trainers Alessandra Vasco e Avelino Gomes. A partir de exercícios práticos, os participantes aprenderão como melhorar a gestão de produtos dentro do contexto de marketing, e como os ritos, valores e princípios ágeis podem construir um time mais eficaz.

A Semana Ágil acontece todos os anos, na mesma semana que o SGRIO, evento oficial da Scrum Alliance para discutir, compartilhar e aprender sobre as principais tendências do mundo da Agilidade. Em 2019, é promovida em parceria com a Knowledge21, uma multinacional brasileira, com atuação global, que já ajudou mais de 15.000 profissionais e 500 empresas em mais de 20 países no processo de transformação digital pelo caminho da Agilidade.

Website: https://scrumrio.com/