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O segredo dos empreendedores que alcançaram Independência Financeira através da receita recorrente

Começar um negócio é o sonho de muitas pessoas, mas o grande problema é como manter um financeiro saudável de forma criativa. Muitos empresários recorrem a receita recorrente para manter tudo funcionando do jeito certo. Mas, o que é receita recorrente e como criar uma?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O termo “receita recorrente” é muito popular no mundo dos negócios, mas existem novos empresários que não estão familiarizados com essa terminologia.

Conquistar uma receita recorrente é uma estratégia inteligente para manter o negócio funcionando de maneira saudável e de forma previsível, com assinaturas mensais que cobram os clientes automaticamente, por qualquer tipo de serviço/produto.

A proposta de manter um bom número de receitas recorrentes é preservar o cliente e criar um “vínculo” com ele. Muitas empresas entenderam a importância dessa aproximação e desenvolveram produtos que seguiam essa proposta, enquanto outras empresas surgiram exclusivamente com esse tipo de estratégia.

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Existem diversos clubes de assinaturas mensais hoje no mercado e que envolvem todos os tipos de serviços e produtos. Existe o TAG Livros, uma empresa que envia mensalmente um livro que ainda não foi publicado no Brasil ou um clássico da literatura para leitores apaixonados; o Box.Petiko foi feito para as pessoas que gostam dos pets e não economizam na hora de comprar sempre o melhor para eles; o Clube Cháye, foi criador por pessoas apaixonadas por chá para outras pessoas apaixonadas por chá; e até mesmo os mundialmente conhecidos Netflix, Amazon Prime e outros streamings de vídeos e jogos online.

Ou seja, o serviço recorrente é a resposta que muitos empreendedores buscavam para alcançar a sonhada independência financeira.

A receita recorrente não é uma exclusividade para produtos, mas pode ser aplicado por prestadores de serviços também, especialmente para quem atua no mundo do marketing digital, segundo João Cesar, Diretor de Planejamento Estratégico da High Sales.

Para o diretor, “os donos das franquias de marketing digital como a High Sales podem ter um ticket médio de R$ 1.500/mês por cliente com, por exemplo, a criação de campanhas no Google Ads, isso sem contar os demais produtos que um cliente pode contratar.

 

Como funcionam as receitas recorrentes em uma empresa?

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A criatividade é a melhor amiga daqueles que buscam criar uma receita recorrente para o seu negócio. O ponto inicial para que as empresas ofereçam um serviço recorrente é entender quais as formas de pagamento. Os planos de pagamento mais comuns são os pagamentos mensais, semestrais, trimestrais e anuais.

Outro grande detalhe da recorrência envolve o tipo de serviço oferecido por uma empresa. Para o Diretor de Planejamento Estratégico da High Sales Digital Performance, existem alguns caminhos para a recorrência mensal:

– Volume: receitas recorrentes que fazem diferença na quantidade e não na unidade. Os clientes podem contratar um serviço com um valor relativamente pequeno por mês, mas que em grandes quantidades podem gerar uma receita importante para um negócio;

– Valor agregado com fidelização: serviços mensais que possuem um valor mais alto, mas que podem ser ofertados com o preenchimento de um contrato, que garante o pagamento mensal por um período semestral ou até mesmo anual. No final do período os gestores já podem ter uma ideia de quanto somente um cliente pode faturar durante a validação do contrato;

– Valor agregado: serviços mensais que compõem uma carteira de assinaturas;

– Econômica: serviços básicos anuais, mas que se assemelham muito com a recorrência de volume. Quanto mais se vende, melhor para o negócio.

 

Vantagens da receita recorrente

A proposta da recorrência é fazer com que um empresário passe menos tempo vendendo e tentando conquistar novos clientes, mas que ele mantenha a sua base de clientes cada vez mais satisfeitos e isso gere o que os profissionais de marketing chamam de “marketing boca a boca”, uma das maneiras mais eficazes de fechar novas vendas de qualidade.

As principais vantagens de ter um negócio com receita recorrente são:

– Fidelização clientes

A base de qualquer clube de assinatura e receita recorrente de qualquer tipo de negócio é a satisfação do cliente.

Um cliente fiel fecha novos negócios, indica, se torna um embaixador não oficial de uma e empresa e faz questão de fazer isso de graça.

Um cliente fiel não precisa ser convencido de contratar um serviço recorrente já que ele já comprovou a qualidade de um serviço, ganhou confiança no atendimento e está disposto a continuar com a empresa por um longo período.

Os clientes recorrentes tendem a investir mais naquilo que eles conhecem.

 

– Controle financeiro

Pequenos, médios e até mesmo grandes negócios não garantem que uma venda vai entrar até o final do mês.

O mercado pode oscilar e isso é totalmente imprevisível. Manter o financeiro no positivo pode ser um grande desafio e é aí que a recorrência pode ser uma solução inteligente.

Quando se sabe a quantidade de assinantes, quais os planos e valores, fica mais fácil tomar uma decisão ao saber qual a previsão e quanto vai entrar no caixa.

Além disso, as empresas podem contar com:

– aumento do ticket médio por cliente;

– mais facilidade na hora em que vender serviços adicionais com maior valor agregado (o chamado upselling).

 

O maior desafio das vendas recorrentes

Toda venda recorrente gera um esforço inicial, mas quando uma empresa faz apenas o operacional, a rentabilidade tende a ser maior pois o esforço para conquistar clientes é menor.

Mas apesar de todas as vantagens de investir na recorrência, um dos maiores desafios dessa estratégia é a taxa de cancelamento.

Quanto maior o número de assinaturas que um negócio conquistar, automaticamente é maior o esforço para manter os clientes satisfeitos com os serviços e suporte.

Não é possível manter um bom controle de caixa a partir do momento que a taxa de cancelamento for uma constante no negócio.

 

A receita recorrência é a solução para os empresários que querem mais estabilidade nos negócios, mas que para ela funcione, é necessário planejamento, uma gestão de clientes (principalmente no controle dos pagamentos), logística sem complicações e um suporte sempre presente.

As franquias de sucesso em marketing digital High Sales, oferece aos franqueados serviços que são recorrentes para que as receitas mensais sejam sempre positivas. Milhares de projetos já foram desenvolvidos seguindo o seu Motor V8 do Sucesso Digital, o uso da plataforma exclusiva e o comprometimento dos franqueados.

Website: https://highsales.digital/franquias-de-sucesso