Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Negócio

Microempreendedores têm investido no uso de containers

Em função da versatilidade dos containers, investidores têm encontrado nesses equipamentos a solução mais rápida e sustentável para os negócios

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Aparentemente o container é apenas uma caixa metálica com paredes onduladas muito usado para transportar materiais. Entretanto, com o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade, muitos equipamentos têm adquirido um novo uso. No caso do container, a possibilidade de transformá-lo para ser usado em pequenos negócios tem crescido a cada dia.

Não é incomum encontrarmos restaurantes e lanchonetes construídas com esse tipo de equipamento. Por sua característica rústica e industrial, os ambientes internos e fachadas ganham toques especiais na decoração a fim de torná-los visualmente mais atrativos e aconchegantes.

De acordo com Marcos Acioli, que trabalha em transformação de containers há mais de 25 anos, a modificação de um equipamento de 20 pés (6 m de comprimento) para um projeto simples, como um escritório, por exemplo, pode demorar cerca de 30 horas.

PUBLICIDADE

“Para iniciarmos a transformação, o container é cortado para colocação de portas, janelas e ar-condicionado; soldado, escovado para remoção de possíveis detritos e pintado. Por último é feito o acabamento no teto com isopor para isolamento térmico e as instalações elétricas”, explica o profissional.
No caso de projetos mais sofisticados, onde é necessário realizar recortes específicos nas placas metálicas e aplicação de acessórios, como prateleiras e exaustores, por exemplo, o processo é um pouco mais complexo.

“Todo o projeto é feito mediante um desenho enviado pela equipe de engenharia. Com esse documento em mãos, a equipe inicia o processo de transformação. Em um caso recente, no qual transformamos containers para serem utilizados como um shopping, a entrega dos quatro equipamentos foi feita em uma semana”, aponta.

De uma forma geral, em relação às construções de alvenaria, os projetos em containers são bem mais rápidos de serem executados, além de haver uma maior eficiência no uso dos recursos e menos desperdício de materiais.

O uso de containers pelo mundo

Enquanto no Brasil, essa modalidade de construção está aos poucos se tornando mais presente nas grandes metrópoles, em outros países, o uso é bem mais frequente. Confira em nosso TOP 5, os estabelecimentos mais estilosos garimpados na internet.

Cafeteria Hum
Localizada dentro da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, esse estabelecimento possui um amplo espaço para acomodar os clientes. Sobre o container de 40 pés (12m de comprimento) há ainda um jardim que, além de ajudar a melhorar a temperatura interna, torna esse projeto da NHJ do Brasil ainda mais sustentável.

PUBLICIDADE

ChiChi
Essa hamburgueria surgiu no coração do campus da Universidade de Tecnologia de Poznan, na Polônia. Criada como o segundo local para a cadeia de restaurantes ChiChi 4U, o restaurante apresenta um interior aconchegante e industrial. Enquanto as paredes onduladas da estrutura e a estética crua são mantidas intactas, os designers adicionaram móveis de madeira de cor clara, um jardim vertical e cores brilhantes para dar “calor” ao espaço.

Barrel Burgers
Localizado em Huntersville, na Carolina do Norte (EUA), esse restaurante disponibiliza para os clientes diversas opções de refeições, incluindo itens veganos e sem glúten. O estabelecimento é pequeno – construído apenas com um container de 6m de comprimento – mas com organização, o uso do espaço fica ainda mais eficiente.

Miel Container
Encontrado no coração do distrito central de negócios de Brisbane, na Austrália, o Miel Container ganhou uma reputação por seus hambúrgueres caseiros. O container de 12 pés modificado se tornou “parte” da cidade e recebe inúmeras visitas de turistas e moradores.

Leezo Container Restaurant
Uma das mais surpreendentes construções em containers está localizada em Malaca, na Malásia. O estabelecimento possui três andares, complementados com estruturas metálicas e combina o estilo industrial do equipamento com a fachada despojada em amarelo vibrante. Além de hambúrgueres, o restaurante serve também massas e comidas típicas.

Website: http://www.nhjdobrasil.com.br