Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Multimídia

Grandes empresas compartilham melhores práticas sobre engajamento de colaboradores em encontro exclusivo realizado no Comunique-se

Evento reuniu na capital paulista experts em comunicação interna de empresas como Renaissance São Paulo Hotel, escritório Mattos Filho e Grupo NotreDame Intermédica

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

São Paulo, 21 de Março de 2019 – As melhores práticas sobre engajamento de colaboradores de grandes empresas voltaram a ganhar destaque na capital paulista na manhã desta terça-feira, 20, durante a primeira edição do Clube SuaTV. Realizado na sede do Grupo Comunique-se, na Zona Oeste de São Paulo, o encontro foi promovido pela SuaTV, solução completa de TV corporativa e sinalização digital do Grupo, que é um dos maiores conglomerados de marketing e comunicação digital do País.

O evento exclusivo reuniu especialistas em comunicação interna de empresas clientes da SuaTV de diversos mercados e segmentos. Renaissance São Paulo Hotel, escritório Mattos Filho, Grupo NotreDame Intermédica, Rede Jesuíta de Educação e ClearSale foram algumas empresas do grupo de benchmark que compartilharam as próprias experiências e discutiram desafios e tendências em comunicação interna.

“O propósito do Clube SuaTV é gerar proximidade entre os nossos clientes, conhecer os seus desafios, antecipar tendências e obter ‘insights’ voltados ao aprimoramento e à inovação do nosso produto e do nosso atendimento”, resumiu Mônica Paiva, diretora de gente e gestão do Grupo Comunique-se, logo no início do encontro, que começou com um café da manhã.

PUBLICIDADE

Na primeira edição do Clube SuaTV, Paiva também compartilhou as próprias ações internas voltadas ao engajamento dos colaboradores do Comunique-se. “Comercializamos a SuaTV no mercado, mas também fazemos uso interno da solução que desenvolvemos. No Comunique-se, a TV corporativa é dos nossos colaboradores. Eles são os protagonistas da comunicação interna. O nosso desafio, como gestores, é encantá-los para que percebam o grande valor em contribuir com informações relevantes. O nosso melhor conteúdo vem das pessoas, que têm muito a falar. É uma ferramenta que não só informa, mas, sobretudo, envolve”, destacou.

Comunicação digital, gamificação e cocriação de conteúdos entre empresa e colaborador foram algumas tendências discutidas ao longo do Clube SuaTV. “Em encontros como este, visualizamos como podemos aprimorar a nossa própria comunicação interna. Às vezes, ficamos acostumados em executar um processo de determinada forma que achamos que aquela é a única possível de ser feita. Quando conversamos com colegas, novas ideias surgem. Durante o encontro, tive vários ‘insights’ sobre o que poderemos adaptar para o hotel. Fui anotando diversas dicas”, contou Gabriela de Oliveira, assistente de comunicação interna do Renaissance São Paulo Hotel.

“A TV corporativa fica no nosso ‘back’, acessível a todos os nossos funcionários. Exibimos as informações mais relevantes do dia, como aniversariantes, taxas de ocupação do hotel, vencedores de ações internas. Exibimos também informações de utilidade pública, com foco na comunidade, como doação de sangue e roupas. Divulgamos tudo na nossa TV corporativa, para os colaboradores verem e participarem. E a participação é enorme”, garantiu Gabriela de Oliveira.

Para Nelson Gonçalves Júnior, coordenador de comunicação do Grupo NotreDame Intermédica, a importância de encontros como o Clube SuaTV reside na  troca de informações. “Nós somos profissionais de comunicação e precisamos saber o que acontece nas outras empresas para melhorar a nossa própria comunicação. Troca de informações, troca de ideias e o que funciona ou não são os diferenciais de um encontro como este. Às vezes, ficamos tão focados nas nossas empresas e tarefas do dia a dia, que não temos tempo sequer de estarmos com outras pessoas que vivem os mesmos desafios e, possivelmente, têm soluções para compartilhar. Hoje, a TV corporativa no Grupo NotreDame Intermédica está em todos os nossos hospitais e unidades com mais de 100 colaboradores.

Atualmente,  temos mais de 100 unidades fisicamente espalhadas no Sudeste e usamos a SuaTV como um canal estratégico de informação para engajar o colaborador. Cerca de 70% do meu público interno não tem acesso a e-mail corporativo. Como alcançá-lo? A TV corporativa é um dos canais para que as pessoas saibam o que acontece na empresa. É um diferencial estratégico na nossa comunicação”, afirmou.

Segundo Graziele Maia, analista de comunicação do Grupo  Fleury: “o evento foi importante para a gente ‘sair da caixinha’ do dia a dia, da correria dos e-mails e ver que outras pessoas estão passando pelas mesmas dificuldades.  Saí do evento com várias ideias, que espero conseguir implementar. Tinham empresas de setores bem diferentes e a gente conseguiu perceber que mesmo em ramos diversos, podemos fazer adaptações à nossa realidade ou até mesmo ajudar o colega que ainda não viu uma luz para determinado elemento”, finaliza.

PUBLICIDADE

O Clube SuaTV será realizado a cada três meses. A proposta é que as empresas clientes promovam em suas sedes as próximas edições do encontro, apresentando às demais como gerenciam a TV corporativa no contexto das áreas de comunicação interna

Grupo Comunique-se – Nascido em 2001 e um dos maiores conglomerados de marketing e comunicação digital do país, o grupo desenvolve soluções tecnológicas variadas que ajudam empresas dos mais diversos tamanhos a gerirem a comunicação e o relacionamento com seus públicos estratégicos de interesse.

O Workr otimiza a produtividade e os resultados, integrando equipes e reduzindo custos com campanhas de email marketing, disparo de releases, clippings e contatos de jornalistas de todo o País. A plataforma possui mailing completo de veículos e jornalistas de todo o País, com mais de 55 mil contatos classificados em 90 editorias, cargos, tipos de veículos e outras segmentações. É ideal para departamentos de comunicação e agências especializadas que buscam mais produtividade e resultados, integrando equipes e reduzindo custos.

O Influency.me, por sua vez, articula ações com influenciadores digitais. Com base composta por mais de 250 mil creators cadastrados, o software usa tecnologia proprietária que combina inteligência artificial, reconhecimento facial e taxonomia, aliada à consultoria especializada que ajuda empresas e marcas na conquista de resultados.

Divisão de negócios do Grupo Comunique-se que atua na criação de tecnologias da informação e comunicação voltadas ao mercado de Relações com Investidores, a RIWeb desenvolveu o primeiro software na nuvem para gestão de canais, com soluções para sites, distribuição de comunicados sobre fatos relevantes, além de relatórios anuais online, gestão de base acionária e CRM.

A SuaTV é a solução completa de TV Corporativa e sinalização digital. Voltada à divulgação de conteúdos internos, gerencia a comunicação em pontos de vendas e para redes de publicidade. Já o DINO transforma automaticamente conteúdo em notícia, publicando em veículos de comunicação como: Veja, Exame, InfoMoney, Agência Estado, Terra, Agência Globo e muitos outros.

Website: https://www.comunique-se.com.br/tv-corporativa/