Notícias Corporativas

OFERECIDO POR
Negócio

Ferramenta propõe reduzir até 20% os custos de energia de empresas

Empresas com até 4 unidades consumidoras podem usar a ferramenta gratuitamente.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em 2019, os consumidores de energia no Brasil terão que pagar R$ 17,187 bilhões nas contas de energia para cobrir os custos com subsídios do setor elétrico, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro do ano passado. Como os custos com energia elétrica geralmente representam uma das maiores despesas operacionais – nos supermercados é a segunda, atrás apenas da folha de pagamento, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS) – isso significa uma diminuição nos lucros ou mesmo corte de pessoal.

No entanto, já existem formas simples e baratas de reduzir os custos com energia elétrica, garante o especialista em gestão de energia e eficiência energética, Gerson Ferraz. “Ao longo da minha trajetória profissional ficou claro que existem maneiras simples de começar a economizar, a primeira delas é analisando as faturas de energia, e a tecnologia é a maior aliada nesse caso”, conta Ferraz.

Foi esse desafio que levou Ferraz a criar a Beenergy e desenvolver uma plataforma que ajuda a economizar até 20% na conta de energia fazendo a gestão das faturas e analisando os hábitos de consumo de energia e informações de infraestrutura das empresas.

PUBLICIDADE

Segundo Ferraz, a fatura é quase sempre negligenciada pelos gestores e são consideradas apenas mais um boleto para pagar. “Mas é da fatura de energia que vem os dados para elaborarmos bons contratos com as distribuidoras, decidirmos quais as melhores opções de compra de energia, definirmos metas e objetivos de economia e evitamos multas, ultrapassagens e outras surpresas”, explica.

A automatização de todo o processo é a grande vantagem da ferramenta, afirma Gerson. “A ideia era fazer com que o gestor deixasse de perder tempo preenchendo dados da fatura em planilhas para fazer as análises e encontrar as oportunidades de redução”.

A plataforma funciona de forma simples, assim, mesmo que a empresa não tenha um funcionário específico dedicado à gestão das faturas de energia, o próprio empresário ou responsável pela área de pagamentos pode operá-la. “O cliente insere as faturas no sistema – em alguns casos nós mesmos buscamos a fatura no site da distribuidora do cliente -, a conta de energia é lida pelo sistema, que indica imediatamente o potencial de economia em cada uma das unidades consumidoras”, detalha Ferraz.

Para garantir a redução nos custos, a plataforma aponta a necessidade de revisão de contratos de demanda e do fator de potência, de mudança no enquadramento tarifário, de contestação de faturas e sugere outras ações para garantir uma compra e um uso eficiente da energia elétrica. “Além de automatizar estas ações relativas ao contrato com a distribuidora de energia, a plataforma indica as melhores opções de compra de energia conforme a região e perfil da empresa, ou melhor, se ela deve comprar direto do mercado livre, investir em geração distribuída, adotar programas de eficiência, fazer geração na ponta, etc.”, destaca Ferraz.

Ainda segundo Gerson, a plataforma foi pensada para que as empresas possam fazer a gestão da energia de todas as unidades, grupos ou unidades individuais. “Como todas essas informações na mão, as empresas podem, inclusive, comparar a performance de cada unidade consumidora para identificar quais as prioridades e qual precisa de alguma ação para redução de custos imediatamente”, destaca. Para quem já fez gestão de energia, a plataforma promete aumentar a produtividade, pois dá acesso rápido às faturas e controle preciso sobre os gastos sem a necessidade de ter uma pessoa digitando tudo em planilhas, como é atualmente a prática no mercado.

Por enquanto, a plataforma atende empresas que operam em alta tensão (A4). “Nosso objetivo é atender em breve outros grupos tarifários. Por enquanto, nosso foco é ajudar a reduzir custos de energia em empresas do varejo, supermercados, redes de hotéis, bancos e outras empresas que sejam atendidas em alta tensão”, informa Ferraz.

PUBLICIDADE

A Beenergy oferece um plano gratuito para empresas com até 4 unidades consumidoras realizarem a gestão de faturas e ainda um período de teste gratuito para empresas com mais de 5 unidades consumidoras implantar a gestão de faturas e gestão de energia. Para utilizar o sistema Beenergy acesse o site https://beenergy.com.br/planos/ e faça o cadastro grátis. Durante o período de teste a empresa oferece o acompanhamento consultivo para que os usuários tenham a melhor experiência possível.

Website: https://beenergy.com.br