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Como vender mais utilizando Gatilhos Mentais em Sites, Landing Pages e Mídias Sociais

Os gatilhos mentais são práticas de persuasão mais poderosas que existem e ainda são relativamente pouco exploradas pelas empresas em suas ações de Marketing Digital.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Vender mais é um dos maiores desafios dos empresários nos tempos atuais, frente a instabilidades vividas na economia e incertezas no futuro. A concorrência e as dificuldades do mercado tornam cada dia mais desafiadora esta tarefa.

No Marketing Digital, algumas estratégias têm feito empresas despontarem na frente de concorrentes e converterem muito mais visitas e leads em clientes reais. Uma das principais estratégias são os Gatilhos Mentais, uma arma poderosa de persuasão.

Segundo Adriano Luz, fundador da Agência de Marketing Digital Webtrends, os Gatilhos Mentais são capazes de aumentar drasticamente os resultados de Ações de Marketing, especialmente quando utilizados nos mais diversos canais de comunicação das empresas, sendo Site, Landing Pages, Mídias Sociais e outros. Na Webtrends, este assunto é tratado em todos os projetos e exploram dores e sonhos do público-alvo de nossos clientes. (Veja: http://webtrends.net.br/criacao-sites/)

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Especialistas chegaram à conclusão que a maioria das decisões que tomamos são tomadas primeiro pelo nosso inconsciente e somente em um segundo momento vêm à consciência para analisar e justificar a decisão.

É Exatamente neste contexto que os Gatilhos Mentais entram.

 

Quais os principais Gatilhos Mentais utilizados em projetos Digitais?

Escassez

Um dos que mais funcionam. A possibilidade de perda iminente (Escassez) é capaz de gerar sentimentos / emoções associadas a perda e frustração.

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Isso faz com que nosso cérebro nos condicione a tomar a decisão no sentido de evitar este sentimento ruim, ou seja, tomando a ação desejada por quem está utilizando a escassez.

Na pratica, consiste em limitar a quantidade de um determinado produto, serviço ou vagas.

 

Urgência

Tem princípio semelhante ao da Escassez, porém neste caso o limitador é o tempo e não a quantidade.

É muito comum ser utilizado principalmente em empresas de varejo, na qual criam ofertas com tempo limitado para que o consumidor realize a compra.

 

Efeito Manada

O Efeito Manada é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem e faz muito sucesso (resultado). Tal gatilho consiste em fazer com que cada visitante ou lead sigam o comportamento da maioria.

Literalmente o lead seguirá como uma manada, junto com os demais consumidores. Para isso é necessário que você mostre o que outras pessoas estão fazendo.

 

Antecipação

Esta técnica consiste em antecipar algo que irá ocorrer em um futuro próximo para “aguçar” os sentidos e gerar expectativa para algo.

É muito comum profissionais de Internet Marketing utilizarem esta estratégia de Antecipação com relacionamento através do Email Marketing e outros canais digitais.

Este Gatilho Mental também é muito utilizado por emissoras de TV. Afinal de contas, constantemente elas utilizam os comerciais para antecipar a programação dos próximos dias.

Isso gera uma expectativa que faz com que aumente o valor percebido pelos consumidores.

 

Descaso

Este gatilho mental consiste em mostrar para seus leads que você não está desesperado pela venda. Isso eleva o valor atribuído ao produto por parte de seu lead.

Explicando o gatilho, a impressão causada por esta estratégia é que a aquisição do produto ou serviço é mais benéfica para o lead do que para a empresa que está realizando a venda.

 

Reciprocidade

A velha frase “Gentiliza traz Gentileza” é o que rege do gatilho mental da Reciprocidade.

Está muito próximo ao conceito do Inbound Marketing, que consiste em atrair pessoas oferecendo algo a elas, normalmente informações e conteúdo.

Quando você faz algo positivo para qualquer pessoa, automaticamente o cérebro dela está condicionado a se recíproco com você. Se você ofereceu algo a uma pessoa, é nítido que ela te dará prioridade em uma concorrência que estiver equilibrada.

Para que a Reciprocidade funcione ela tem que ser natural, sem parecer nada forçado.

 

Contraste

O Contraste é também muito forte e funcional. Ele consiste em você comparar o seu produto a um produto inferior. Neste caso, ficará evidente a diferença de qualidade e valor de ambos.

Esta técnica agrega muito valor ao seu produto. Porém é essencial tomar cuidado para não ser antiético.

 

Existem muitos Gatilhos Mentais diferentes e que se bem aplicadas são armas poderosas para aumentar as vendas. É sempre recomendado utilizar em toda comunicação digital de sua empresa, desde o site, landing pages, mídias sociais e outros veículos online.

Uma boa Agência Digital poderá auxiliar sua empresa nesta tarefa.

Website: http://webtrends.net.br/consultoria-seo/