Três razões que comprovam que o boleto bancário ainda é uma forma eficiente de cobrança

Mesmo com a evolução de outros meios de pagamento, o boleto bancário ainda é uma das formas mais utilizadas e oferece vantagens tanto para quem compra como para quem vende.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Com a popularização e facilidade em adquirir cartões de crédito, emitir boletos bancários como forma de pagamento soa como algo da idade da pedra. Porém, se engana o empreendedor que acha que o boleto bancário está morto: segundo a e-bit, o boleto ainda é a segunda forma de pagamento mais usada por consumidores no ambiente online.

Os motivos variam, mas um dos principais são as vantagens que a forma de pagamento via boleto oferece para ambos os lados – dos compradores e vendedores. Mas, quais são essas vantagens?

Custo de operação menor

Continua depois da publicidade

Reduzir os custos operacionais é o objetivo diário no comércio seja online ou off-line. Avaliando dessa perspectiva, o boleto bancário está um passo à frente de outros meios de pagamento e oferece um custo de operação bem menor que se comparado ao cartão de crédito, por exemplo, onde as taxas para operação podem chegar até em 6% dependendo da operadora.

É vantagem para quem vende, mas e para quem compra? Tem também. A cada dia aumenta a quantidade de e-commerces aplicando estratégias de descontos, que em muitos casos podem chegar até em 10%, caso a forma de escolha de pagamento seja por boleto. Com o valor de operação reduzido, o vendedor terá uma margem maior de negociação, vantagem para o comprador.

Acredite, nem todo mundo gosta/tem cartão de crédito

Pode até soar estranho, mas o cartão de crédito não está presente na carteira de todos os brasileiros. Mesmo com a facilidade atual de adquirir um cartão de crédito, nem todo mundo opta por essa forma de pagamento. Segundo o Guia Empréstimos, compras via cartão de crédito representam aproximadamente 58% das transações no comercio online. O que deixa de fora uma fatia considerável que opta por outros meios.

O endividamento é um dos fatores que mais colaboram para que consumidores prefiram utilizar meios alternativos ao cartão de crédito. Por mais tentador que possa parecer parcelar em 10x, receber um desconto a vista e adquirir o produto/serviço sem receios de juros, parcelas atrasadas e imprevistos que causem inadimplência também soam atraentes, é nesse momento que o comerciante deve atacar e mostrar esse tipo de vantagem ao optar pelo boleto bancário.
Rapidez e flexibilidade ao seu favor

Enquanto alguns meios digitais demoram até 30 dias para repassar o valor referente à compra do produto ou serviço, no boleto bancário a transferência é muito mais rápida, em cerca de 48 horas após a confirmação, o pagamento já é liberado e transferido para a conta.

Além da facilidade e agilidade no recebimento, com o boleto bancário você poderá permitir atrasos no pagamento com mais facilidade. Eventualmente um cliente poderá precisar postergar uma conta por motivos diversos, o que não quer dizer que você precise imediatamente cancelar a compra e perder a venda. Atrasos ocorrem com muita normalidade, saber reverter essa situação não só garantirá um prosseguimento da venda, como também pontos positivos com seu cliente!

Emita boletos bancários com mais facilidade

Avaliando os fatores mencionados, uma coisa fica clara: o boleto está longe de morrer e ainda oferece uma grande variedade de vantagens e oportunidades, é de extrema importância para o sucesso do seu negócio disponibilizar essa forma de pagamento e, acima de tudo, gerar boletos de forma automática e prática.

Uma boa dica de sistema de emissão de boleto bancário é o oferecido pela VHSYS – empresa especialista em gestão empresarial. Através dela você poderá automatizar a gestão de emissão do seu negócio aumentando a agilidade nas cobranças e reduzindo seus custos operacionais.

A Ferramenta oferece módulos que possibilitam a emissão de boletos tanto no modelo com registro como sem registro, conheça mais sobre a funcionalidade clicando nesse link: https://vhsys.com.br/emissao-de-boleto-bancario/

Website: https://vhsys.com.br

Tópicos relacionados