Stock options, contratos de vesting e incentivos de longo prazo

É comum vermos empresas e profissionais intercambiarem os termos Stock Options, contratos de vesting e Incentivos de Longo Prazo (ILP). Então, achamos importante esclarecer os três conceitos na pesquisa.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

É comum vermos empresas e profissionais intercambiarem os termos Stock Options, contratos de vesting e Incentivos de Longo Prazo (ILP). Então, achamos importante esclarecer os três conceitos na pesquisa.

Os Planos de remuneração baseados em opções de ações (os planos de Stock Options) constituem um dos tipos de Planos de Incentivos de Longo Prazo. Ou seja, todos os Planos de Stock Options são planos de Incentivos de Longo Prazo (ILP), mas há também outros tipos de ILP que são distintos das Stock Options.

Por outro lado, o termo “contrato de vesting” vem sendo utilizado para tratar planos de remuneração em que os beneficiários devem atingir condições de vesting (carência, em português) para ter direito à remuneração. Quando a condição (ou pelo menos uma das condições) de vesting é o tempo de permanência na empresa, trata-se exatamente de um Incentivo de Longo Prazo (ILP). Ou seja, todos os contrados de vesting que possuem como condição de carência o tempo de permanência, são ILPs.

Continua depois da publicidade

Fizemos uma tabela com o resumo dos programas existentes para garantir a uniformidade dos conceitos.|link Clique aqui http://pris.com.br/ilp/modelos-de-ilp-utilizados/ para ler a matéria completa!

Plano de Opções de Compra de Ações
(Stock Options)

Planos de Stock Options dão aos beneficiários o direito (mas não a obrigação) de adquirir ações da companhia por um preço pré-definido e com um prazo limite.

Plano de Ações Restritas
(Restricted Shares)

Nos Planos de Ações Restritas (Restricted Shares), é outorgado ao beneficiário o direito de receber determinada quantidade de ações no futuro, desde que condições de carência (vesting) sejam atingidas.

Planos de Opções Fantasmas – SAR
(Share Appreciation Rights ou Phantom Options)

São Planos muito similares aos planos de Stock Options tradicionais, sendo que a diferença está na forma de pagamento ao beneficiário.

Enquanto nos planos de Stock Options há a efetiva transferência de ações no momento do exercício das opções, no caso dos Planos de Opções Fantasmas o resgate é realizado em dinheiro (caixa).

Ações Fantasmas
(Phantom Shares)

São Planos muito similares aos planos de Ações Restritas tradicionais, sendo que a diferença está na forma de pagamento ao beneficiário.

Enquanto nos planos de Ações Restritas há a efetiva transferência de ações no momento do resgate das ações, no caso dos Planos de Ações Fantasmas o resgate é realizado em dinheiro (caixa).

Quer saber mais sobre os programas abordados? Leia a matéria completa: |link MODELOS DE ILP UTILIZADOS pris.com.br/ilp/modelos-de-ilp-utilizados

Website: http://pris.com.br/ilp/modelos-de-ilp-utilizados/

Tópicos relacionados