Soluções Tecnológicas movimentam o mercado financeiro

Inueva Solutions, atua no mercado a mais de 15 anos e é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas inovadores baseados na plataforma Web e Mobile, gerando soluções personalizadas para o mercado financeiro. Possibilitando a evolução deste através da tecnologia. Trazendo diversos benéficios para as empresas/ clientes, como crescimento escalonado sem aumento de despesas fixas, interação com diversos sistemas, economia e segurança.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou neste semestre as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meios eletrônicos. A medida prevê que clientes bancários possam abrir ou fechar contas poupança ou corrente por meio da internet. A novidade, aprovada na Resolução 4.480, fará com que as empresas se adaptem a inovação tecnológica e apliquem procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos por meio de contato por vídeo, reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

A regulamentação, entretanto, pede atenção quanto à segurança, que vai muito além de garantir e comprovar a autenticidade, integridade e confidencialidade dos documentos eletrônicos necessários para o trâmite. O momento exigirá das instituições financeiras revisão constante das Regras de Segurança da Informação, cuidados com os procedimentos de backup, ações que possam auditar e rastrear a utilização da ferramenta de modo que possam ser periciadas, além de testes periódicos para que se confirme a segurança em todos os passos.

As possibilidades de soluções tecnológicas são inúmeras, mas, o que as empresas devem levar em consideração ao escolher é a necessidade do cliente e da própria instituição financeira. Chamada de análise de cenário, esse tipo de avaliação acaba por excluir os formatos prontos e exportados. Embora a palavra “excluir” apresente sentimento negativo, neste caso o efeito é totalmente contrário: ao personalizar as ferramentas por meio da tecnologia, as empresas apresentam ganhos em produtividade, crescimento em escala e segurança estratégica.

Continua depois da publicidade

No Brasil, empresas que trabalham para customizar soluções de acordo com as necessidades dos clientes financeiros já atuam fortemente no mercado. É o caso da Inueva Solutions, primeira empresa especializada no desenvolvimento de sistemas inovadores baseados na plataforma Web e Mobile. O executivo por trás da companhia, Artur da Silva Junior, sócio-diretor da Inueva Solutions, ressalta que investir em tecnologia é importante, mas o foco em soluções deve seguir como prioridade.

De acordo com previsão do executivo, a autonomia e o controle dos negócios por meio da tecnologia será cada vez mais importante para quem atua neste mercado. “A tecnologia permite ganhos de produtividade, crescimento em escala e segurança. Sem dúvida é uma tendência, não só no mercado financeiro, cada vez mais a tecnologia estar presente em nossas vidas. A curva de evolução tecnológica sempre foi exponencial, e vivemos hoje em uma era que esta curva quase está em uma linha vertical perfeita”.

ConTablet: Formalização de contratos 100% paperless.

Foi com visão ampla de mercado que o profissional desenvolveu junto de equipe especializada o ConTablet, aplicativo mobile para formalização de contratos por meio de certificação e assinatura digital. A ferramenta chega ao mercado com respaldo jurídico, segurança e economia, já que o cliente não precisará fazer uso de papel para validar suas operações. O ConTablet permite realização de simulações, cadastros e concretização de negócios com assinaturas e cópias feitas por meio do tablet ou smartphone, sendo que a estrutura de negociação do ConTablet disponibiliza alto nível de transparência nas negociações – além de arquivar os documentos na nuvem.

A carteira de produtos da Inueva Solutions se estende, ainda, para soluções como FrontCredit e xPapel. Silva Junior explica que as empresas têm, atualmente, inúmeras oportunidades de se aliar à tecnologia para criar processos mais rápidos, integrar sistemas, ganhar escala de vendas, criar processo que elimina fraudadores e reduzir custos diretos e indiretos. “Soluções como o ConTablet permitem que as instituições reduzam custos, melhorem controles e tenham capacidade de fazerem mais negócios sem necessariamente aumentar sua estrutura”.

Silva Junior, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado, pontua que o Brasil ainda trabalha em ajustes de legislação, mas que o judiciário tem evoluído por meio de jurisprudência e avaliações. Por outro lado, órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil, impulsionam avanços e publicam resoluções que orientam, dão segurança e subsídio para que o mercado avance e inove. “A tecnologia bem empregada é agente de inclusão social e bancária, como já comprovado em comunidades carentes na América Latina, África e Ásia”.

Sobre a crise, o executivo é otimista e não hesita em dizer que o momento é de oportunidade para aprendizagem e reinvenção de processos e negócios. “A situação permite com que as empresas saiam mais fortalecidas e bem posicionadas e, claro, potencializa o aproveitamento da retomada de crescimento”. A trajetória da iNueva Solutions e os detalhes sobre a tecnologia usada pela empresa podem ser conhecidas no site oficial .
Website: https://www.inueva.com.br

Tópicos relacionados