Procurando uma saída para o empreendedor

A maior dificuldade do empreendedor brasileiro, hoje em dia, não é a falta de dinheiro, mas a desmotivação, a desesperança e o emocional abalado em função da falta de controle do seu negócio nesse período de crise.

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Qual é a maior dificuldade do empreendedor brasileiro atualmente? Falta de crédito, vendas em baixa, pesada carga tributária, situação política desfavorável… E se eu lhe disser que, na verdade, esses não são os maiores problemas, você vai acreditar?

Em minhas palestras, várias pessoas participam para entender como administrar financeiramente seu negócio, mas muitas vêm por um impulso, quase instintivo, de buscar socorro por algo que as angustia e há muito tempo fugiu de seu controle. Por incrível que pareça, os três principais fatores que movem essas pessoas são a desmotivação, a falta de esperança e a sua situação emocional que, a essa altura, já está na sola do pé! E a maioria não fala a ninguém, por fraqueza ou vergonha.

Alguns anos atrás eu precisei parar um pouco para rever uma série de conceitos em minha vida, refletindo sobre cada uma das minhas inquietações, e descobri que a solução era aprender a conversar comigo mesmo e manter a cabeça sempre ocupada. A partir daí as ideias foram surgindo em minha mente! Isso não quer dizer que já resolvi todos os meus problemas, mas passei a encarar os desafios do dia a dia de uma forma diferente. Descobri que tudo tem sempre um fim, pois “não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe”. Ou seja, para tudo existe uma solução. Com base nessa experiência pessoal eu quero deixar quatro sugestões:

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A primeira é descobrir o seu propósito de vida, aquilo que você sabe fazer de melhor e que sente que precisa levar adiante para ajudar outras pessoas. Descobri-lo depende, única e exclusivamente, da sua disposição em procurá-lo dentro de si mesmo.

A segunda é definir o seu negócio. Entenda, porém, que o seu negócio não é comprar ou vender, mas servir pessoas e atender as suas necessidades / desejos. Quando você compreender realmente qual é o verdadeiro objetivo do seu negócio, passará a transmitir uma mensagem diferente para seus clientes e colaboradores, tornando perceptível sua missão de acolher o seu público e lhe entregar valor agregado.

A terceira é ler e estudar bastante, pois a educação é a base do sucesso de qualquer negócio. A informação está à disposição de todos, seja na internet, em bibliotecas públicas, em salas de espera e até no lixo do prédio, e, quando comparada com a sua experiência própria, se transforma em conhecimento, que é de foro íntimo.

A quarta é pôr a mão na massa. Para isto é necessário ter foco, procedimento e trabalhar com pessoas que gostem de servir.

Porque só com propósito, conhecimento e atitude é possível transformar os sonhos em realidade. Portanto, não caia na tentação de achar que as outras pessoas são melhores e têm mais oportunidades que você! Até porque, geralmente, isso não é verdade. Tudo depende da forma como encaramos os fatos e nossas próprias emoções.

Se você quer mudar a situação do seu negócio, entre em contato por e-mail (francisco@projetodsd.com.br) ou por telefone (11 – 5542-7886) para batermos um papo.

Bem-vindo ao seu sonho!

Francisco Barbosa Neto
www.projetodsd.com.br
Website: http://projetodsd.com.br/

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