Na contramão da crise, Óticas Carol mantém crescimento e expande número de lojas

A expectativa da rede para este ano é abrir 150 novas lojas, totalizando 1000 unidades abertas até o fim do ano.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O mercado de franquias entra em pauta com a realização da ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 15 e 18 de junho em São Paulo. A Óticas Carol, varejista líder do setor óptico com mais de 900 lojas em todo país, se mantém na contramão da crise, com expectativa de crescer 15% em faturamento e 18% em unidades de franquias, e deve atingir a marca de 1000 unidades até o fim do ano.

Hoje, a rede possui quase 300 franqueados sendo que alguns deles já têm mais de 10 lojas, o que comprova o apoio da empresa aos empreendedores que apostam na Óticas Carol e seu modelo de negócio. Além disso, a marca está ampliando o laboratório 100% digital da Óticas Carol, que já é maior do país e viabiliza disponibilizar lentes digitais a preços mais competitivos. Com a ampliação do laboratório, sua capacidade de produção em lentes próprias dobrará.

“Apesar da desaceleração da economia e das expectativas pessimistas do varejo como um todo, a rede enxerga novas oportunidades e continuará crescendo de forma consistente em 2016”, explica Ronaldo Pereira, CEO das Óticas Carol.

Continua depois da publicidade

“Nosso objetivo é fechar novos contratos com franqueados, com abertura de novas unidades em cidades estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte”, conclui.

No ano de 2015, a Óticas Carol fechou o período com faturamento próximo a R$ 690 milhões de reais. Os empreendedores que apostam nas Óticas Carol contam com diversas vantagens, como poder de compra com melhores preços do mercado, tornando os produtos mais competitivos além de suporte na gestão do negócio, amplas campanhas veiculadas em mídias de massa e programa de treinamento.

Outro benefício oferecido pela Óticas Carol ao franqueado é a troca de experiências, tanto por meio de congressos e convenções, quanto pelo “Somos Carol” – plataforma de comunicação real-time que utiliza as redes sociais e possibilita que colaboradores e franqueados troquem experiências e ideias sobre os negócios. Hoje, cerca de 60% da rede participa ativamente do canal.

Continua depois da publicidade

O investimento médio nas franquias da Óticas Carol é de R$ 300 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto e o retorno do investimento (ROI) costumar vir em cerca de 24 meses. O modelo se mostra muito bem-sucedido, pois a relação do número total de lojas x franqueados é de três lojas para cada franqueado. Ou seja, a rede cresce substancialmente dentro da mesma base de franqueados.

Hoje existem cerca de 297 franqueados, alguns com mais de 10 lojas. O capital de giro médio varia de R$ 50.000 a R$ 500.000 e o faturamento médio mensal é de R$ 80 mil.
Fundada em 1997, a Óticas Carol é a maior rede de lojas de óculos do Brasil, segundo o ranking publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 900 unidades distribuídas em todo o País, a rede se diferencia por oferecer as melhores marcas internacionais a preços acessíveis e com forma de pagamento facilitada. Em 2009, a gestão familiar deu lugar a uma gestão profissional e a empresa passou a apresentar crescimento constante e consistente.

A Óticas Carol tem a menor taxa de royalties do setor de franquias. É a única rede de óticas brasileira com laboratório digital próprio, responsável pela produção de lentes de alta qualidade e performance, que chegam a custar entre 30% e 50% mais barato se comparadas a produtos similares à disposição no mercado.

Continua depois da publicidade

www.oticascarol.com.br

Tópicos relacionados