Inovação é fator chave nas Eleições de 2016

Com as novas regras do TSE para as eleições de 2016, os candidatos têm que reinventar e descobrir uma nova forma de alcançar mais eleitores, com menor investimento financeiro. O caminho é tornar a campanha a mais inovadora e tecnológica de todos os tempos. O Midiacode, uma plataforma transmídia, encubada do CIETEC/USP, traz a inovação aos candidatos e partidos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Inovação é fator chave nas Eleições de 2016

Santinhos Digitais, uma inovação tecnológica criada pelo Midiacode, plataforma transmídia, para as eleições 2016. Permite diminuir gastos dos partidos políticos, alcançar um número maior de eleitores e tornar a campanha política no Brasil uma das mais modernas do mundo, tudo através de um único código inserido no material impresso do candidato.

As eleições no Brasil ficam a cada pleito mais inovadoras e digitais. Em 2016, será a vez da inovação transmídia, através do uso do QRCode, Midiacode e de outras tecnologias. O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, aderiu a uma dessas tecnologias para tornar mais eficaz o processo eleitoral no Brasil, a partir das próximas eleições, quando será permitido que os eleitores confiram os resultados de cada seção de forma gratuita, através do smartphone.

Continua depois da publicidade

E os partidos políticos não poderiam ficar de fora desse processo. Através da plataforma Midiacode, terão a chance de inovar e desfrutar de uma experiência jamais explorada. Essa nova tecnologia permite a cada um divulgar seus planos de governo, plataforma política, vídeos das campanhas, links para websites e, principalmente, deixar gravado no smartphone de seus eleitores e simpatizantes todas essas informações e os números que os identifica na votação. Tudo isso será permitido através de um código Qrcode que será inserido em cada material de campanha.

Anteriormente o candidato imprimia 1 milhão de santinhos para atingir, diretamente proporcional, 1 milhão de pessoas. Com o Midiacode ele pode fazer a mesma quantidade de impressões, mas alcançar um número infinito de eleitores, pois cada vez que uma pessoa escanear o código impresso no santinho, por exemplo, poderá compartilhar com quem e com quantos quiser através das mídias disponíveis no smartphone: WhatsApp, e-mail, facebook, twitter etc.

O que pode conter em cada Midiacode?

Segundo o TSE, o celular ainda não pode ser usado diretamente na cabine de votação, mas os eleitores poderão, com o Midiacode, não somente levar os números dos candidatos até a sessão de votação, mas também poderão compartilhar com outros eleitores, familiares e amigos, o conteúdo dos seus candidatos favoritos, influenciando positivamente seus conhecidos, ajudando-os a eleger bons representantes no governo.

Com o Midiacode, todas as informações sobre o candidato a prefeito ou vereador podem ser inseridas no código e levadas virtualmente aos eleitores. O conteúdo fica a critério de cada um. Não tem limites de páginas.

O que pode conter?

– número do candidato
– nome e foto
– partido
– propostas de governo e de leis propostas/aprovadas
– desempenho em mandatos passados
– informações pessoais (casado, solteiro, hobby, mini curriculum, etc)

Tudo isso e muito mais poderá ser armazenado, acessado e compartilhado pelo smartphone dos eleitores de maneira viral, partindo de pessoas conhecidas, facilitando o processo de escolha de seus candidatos.

Vantagens em utilizar o Midiacode na campanha eleitoral

– Inovação
– Informações do candidato gravadas no celular do eleitor (on-line e off-line)
– Conteúdo compartilhável facilmente através de todas as plataformas digitais
– Maior visibilidade
– Maior distribuição
– Menor gasto
– Sustentabilidade

Como isso funciona para o eleitor?

A experiência inovadora do eleitor com o Midiacode é a seguinte: ele recebe um santinho com a foto, o número e o nome do candidato. No canto inferior direito, o eleitor encontra o código do Midiacode. Ele tira o celular do bolso e aponta a câmera para o código. Imediatamente todo o conteúdo do santinho é carregado para dentro do celular dele e também as informações extras que seu político disponibilizou. O eleitor, ao conhecer melhor as propostas do candidato em qualquer lugar através do seu celular, poderá compartilhar as informações com amigos e familiares imediatamente após capturar o código inserido no santinho. Essa captura pode ser feita com ou sem internet.

Midiacode

Midiacode, empresa incubada pelo CIETEC/USP, criada em 2014 por três investidores com habilidades claramente complementares (negócios, tecnologia e design), é uma tecnologia (any screen) que permite que os consumidores capturem conteúdo que está em qualquer meio físico e o transfira para um repositório no smartphone e na nuvem. O conteúdo não é alterado (um panfleto entregue na rua será digitalmente capturado exatamente como é), mas pode dar fácil acesso a mais conteúdos, como páginas web, vídeos, redes sociais, e-commerce. O objetivo é capturar o conteúdo do mundo físico em um universo digital, organizado, acessível e fácil de compartilhar.

Conheça melhor o Midiacode: www.midiacode.com
Avenida Professor Lineu Prestes, 2242, Cietec/Usp, Bloco D4, sala 212, Butantã/SP
Contato: Glauci Lisboa 3039-8431/ 98526-2423
glauci.lisboa@midiacode.com

Tópicos relacionados