Grupo de tecnologia lança empresa especializada em Cloud Computing

A Cloud2Go acaba de ser lançada, com foco em serviços de hospedagem em nuvem, e deve responder por 10% a 15% do faturamento do grupo em 2017

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Grupo NGX, integrador especializado em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação com sede em Porto Alegre e atuação nacional, acaba de criar a Cloud2Go, empresa que irá atuar exclusivamente no ramo de Cloud Computing, com oferta de produtos e serviços de parceiros como Microsoft (Azure), Check Point, TrendMicro e EMC, entre outros players globais.

Com isso, nasce o Grupo NGX, com meta de conquistar 60 contratos só com a nova companhia nos próximos 18 meses. Para o final de 2017 estima-se que o braço de nuvem deverá representar de 10 a 15% do faturamento total do Grupo.

A nova empresa aposta em um mercado em forte expansão: o estudo Analysis of the Brazilian Cloud Computing Market, da Frost&Sullivan, mostra que este mercado irá faturar US$ 1.1 bilhão até 2017. De acordo com Marcos Weber, CEO da Cloud2Go, o momento é propício para o nascimento de uma nova empresa do segmento, no qual a NGXit já tem larga experiência, com certificação em tecnologias de parceiros como Microsoft, que renderam clientes de grande porte, como Grupo Herval, organização composta por 11 empresas e 20 linhas de negócios, sendo a maior rede de revendas Apple do Brasil; e Triunfo Concepa, concessionária que administra 121 quilômetros de rodovias duplicadas em três praças de pedágios do Rio Grande do Sul. Além disso, a NGXit conquistou nível Gold em Microsoft Cloud Productivity pelo desempenho em vendas de 2014, quando comercializou mais de 30 mil licenças.

Continua depois da publicidade

Conforme Weber, as empresas, principalmente as pequenas e médias, têm demandas significativas de infraestrutura como serviço (IaaS), modelo que traz aumento de capacidade, produtividade e competitividade com acentuada redução de custos.

“Este movimento está aumentando gradualmente, à medida que os usuários passam a entender melhor as funcionalidades e confiam mais na tecnologia de Cloud Computing. As PMEs estão adotando fortemente serviços de IaaS, como o armazenamento de dados e o backup para sustentar o ritmo de crescimento de suas exigências operacionais, aumentar a eficiência de seu trabalho e reduzir custos. As empresas com ferramentas de e-commerce, que têm grandes diferenças na sazonalidade, também estão se voltando para estes serviços com intuito de reduzir custos”, avalia o CEO.

A Cloud2Go atuará na portabilidade, implantação e gerenciamento de estruturas em nuvem, com diferencial do atendimento personalizado – cada projeto será desenhado de acordo com a necessidade específica de cada cliente, cuidado que se repetirá no suporte, com consultores dedicados.

“Nossos pacotes incluem fatores como faturamento, atendimento ao cliente, infraestrutura e conectividade, além de demandas específicas. O modelo de negócios de computação em nuvem está provando ser vantajoso no mercado brasileiro, transformando investimentos em serviços em receitas, com a possibilidade de escolha de ambientes flexíveis, com opções de suporte técnico de acordo com a necessidade do cliente”, afirma Weber.

EM EXPANSÃO
O investimento na nova empresa é mais uma demonstração da trajetória de crescimento da NGXit. Na contramão do cenário de retração econômica, a empresa cresceu 9% em 2015, em relação a 2014, atingindo faturamento de R$ 17,1 milhões. Além disso, aumentou 21% o volume de novos negócios na base de clientes.

Para 2016, a projeção de crescimento é de 10% em relação ao último ano. Atualmente, a empresa conta com mais de 250 clientes ativos. Deste montante, 35% são empresas com contrato de serviço nas modalidades de suporte, gerenciamento e outsourcing.

Tópicos relacionados