Furukawa destaca tecnologia para viabilizar velocidade e serviços nas cidades inteligentes

Esse será o tema de palestra da empresa no evento Connected Smart Cities, que acontece no Rio de Janeiro

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A infraestrutura de rede é um elemento essencial para a viabilização das cidades inteligentes, uma vez que a implantação desse conceito, em geral, acarreta aumento no tráfego de dados e a demanda por velocidades de transmissão cada vez maiores. Por outro lado, a evolução da tecnologia hoje permite o uso inteligente dos recursos de redes de comunicação – o que, além de otimizá-las, favorece seu crescimento futuro.

Esse será o assunto abordado por Celso Motizuqui, gerente geral de vendas de Sistemas Broadband da Furukawa, em palestra durante o evento Connected Smart Cities, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, no Rio de Janeiro. O executivo participará do painel Utilização de Dados Abertos para Implementação de Cidades Inteligentes, que está programado para o dia 9, no período da tarde (entre 14h30 e 16 horas), como parte do eixo temático Tecnologia e Inovação.

“Para colocar inteligência em uma cidade, a informação tem de ser democrática e precisa estar disponível em qualquer lugar e a qualquer momento”, afirma Motizuqui. “Isso requer, em primeiro lugar, um planejamento de rede integrada, envolvendo os diversos interessados nessa informação”, acrescenta.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, um ponto importante a ser considerado nesse planejamento é a coexistência entre as infraestruturas de redes ópticas e sem fio, que devem funcionar de forma integrada. “A rede óptica é necessária para atender à demanda por capacidade. Mas nas pontas, em muitos casos, é comum utilizar tecnologias de acesso sem fio, via rádio”, explica Motizuqui.

Em sua apresentação, o executivo da Furukawa também pretende destacar a necessidade de otimização da infraestrutura de rede óptica dos municípios, por meio da adoção da tecnologia mais adequada à criticidade do serviço prestado. E ainda abordar as novas soluções de cabos ópticos, que vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de minimizar o problema de falta de espaço nas ruas e postes – e de melhorar o visual das cidades.

Com um portfólio completo de soluções de conectividade para cidades inteligentes, tanto externas como internas, a Furukawa hoje tem em sua lista de clientes mais de cem municípios, em várias regiões do Brasil.

Agenda:
Connected Smart Cities 2016
Quando: 08 e 09/06
Onde: Porto Maravilha – Armazém da Utopia – Rio de Janeiro

Mais informações sobre o evento: http://www.connectedsmartcities.com.br/

Tópicos relacionados