Especialista explica a importância de manter um networking de qualidade

Fortalecer o relacionamento com sua rede de contatos é um dos itens básicos de sobrevivência em meio à incerteza econômica do país

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o desemprego repetiu a pior taxa da história. No último trimestre, encerrado em maio, a desocupação bateu a marca de 11,2%, alcançando o mesmo percentual de abril. Ao todo são 11,4 milhões de brasileiros desempregados. Com cada vez mais incertezas, diversos profissionais permanecem aflitos em busca de uma oportunidade.

Para o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, uma das soluções para sobreviver à crise é o fortalecimento dos contatos. “O famoso networking é considerado sim uma estratégia profissional. Isso pode ajudar o colaborador a alcançar posições e cargos mais elevados e inclusive a se recolocar profissionalmente”, avalia.

É necessário compreender que o relacionamento deve ir além de uma simples coleção de cartões ou uma rede de contatos no LinkedIn. “É preciso ter conhecimento de que este é um investimento demorado. Não se pode desistir no começo”, diz o especialista. Ainda de acordo com o França, o maior equívoco dos profissionais é não saber diferenciar qualidade de quantidade. “É preciso fortalecer vínculos. Na hora do desespero não adianta recorrer a um mailing onde não exista intimidade entre ambos”.

Continua depois da publicidade

A dica do especialista é ser presente e manter contatos frequentes, seja por meio de um e-mail ou até mesmo um convite para um almoço. “O networking é o primeiro passo para receber uma indicação profissional. Porém, é preciso frisar a importância da competência. Digo sempre que colocar alguém dentro da empresa é fácil, mas permanecer ali é uma consequência que depende exclusivamente do colaborador”, reforça.
Website: http://www.slacoaching.com.br/

Tópicos relacionados