Entidade de TI lança programa Venda Mais e Gaste Menos

SEPRORGS lança programa para auxiliar empresários a vender mais, gastando menos

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O SEPRORGS, em parceria com as consultorias Mextres e Carvalho & Anschau, lança o programa Venda Mais & Gaste Menos (VMGM), que compreende ações voltadas ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas de TI associadas à entidade para que adotem melhores práticas de gestão de vendas e finanças, além de profissionalizar suas equipes – dois pontos considerados pelos idealizadores do projeto como os mais sensíveis da administração empresarial.

A ideia surgiu das experiências que os idealizadores tiveram com empresários de TI a partir da identificação de dúvidas ao longo das seções de mentoring realizadas por ambos no SEPRORGS. Segundo os consultores responsáveis pelo VMGM, Cláudio Carvalho e Marcelo Morem, as demandas giravam em torno do enfrentamento da crise econômica, um cenário conturbado jamais vivenciado mesmo por empresas com mais de 15 anos de mercado.

“Na indústria digital, vivemos um ciclo virtuoso de mais de uma década que não obrigava as empresas as serem proativas em vendas, nem tão cuidadosas em finanças. Este ciclo acabou e agora vamos conviver com a recessão até 2018, pelo menos. Neste cenário, observamos que muitos empresários não estão preparados. Foi com base nisso que pensamos no programa”, analisa Morem.

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O VMGM serve para mostrar alternativas em meio à competição acirrada que tal quadro gera, além da necessidade de controlar e até mesmo cortar custos e despesas para garantir a saúde financeira e manutenção da competitividade das empresas.

Desta forma, o VMGM trata do controle de custos e gastos em todas as atividades de uma companhia: produção, desenvolvimento, suporte, administrativo e venda.
“De um modo geral, as empresas não conhecem corretamente as suas estruturas de custos e despesas, elas também têm hábito de subestimar os pequenos gastos, deixando de considerá-los na sua formação de preço. Isto tem um impacto importante que pode significar a diferença entre ter lucro ou prejuízo no ano”, salienta Carvalho.

O VMGM
O VMGM vai contar com palestras, workshops, mentoring, dicas via newsletter, artigos e redes sociais, além de uma análise promovida pelos consultores sobre as tendências para 2017, apontando possíveis oportunidades e desafios para as companhias participantes.

As ações já estão em andamento: uma primeira palestra, focada em “Gestão Financeira em Tempos de Crise”, foi realizada em maio. Haverá uma palestra sobre vendas nos próximos dois meses e há workshops com o tema “Gestão de Vendas – Implantando uma operação de ponta a ponta” programados para agosto em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.

Ao fim do programa, os participantes receberão um Reporte de Maturidade, realizado por meio de pesquisa online com os associados e contendo o mapeamento da qualidade de gestão de vendas e finanças.

O objetivo do VMGM é entregar ferramentas para gerar mudanças na prática, resultando na aplicação efetiva de melhores práticas de gestão de vendas e finanças em suas companhias. Para tanto, ao longo do programa serão trabalhados aspectos como carteira de clientes, relacionamento, negociação, gestão comercial e financeira, políticas de crédito, identificação de custos, homologação de fornecedores, entre outras várias questões.

Para participar do VMGM, interessados devem fazer contato pelo telefone 51.3311.5533 ou pelo e-mail comunicacao@seprorgs.org.br. Para associados o programa é gratuito e para não associados o valor da inscrição é de R$ 450,00.

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