Entenda como funcionam as impressoras 3D

Já populares por resultarem em produtos de baixo custo, as impressoras 3D atuam em diferentes setores, do uso industrial à biomedicina, com perspectiva de cada vez mais ascender. Entretanto, nem todos sabem como elas funcionam.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O primeiro esclarecimento é sobre como é realizada a impressão 3D, o método consiste em um processo de adição de camadas sobrepostas. São impressas camadas sobre camadas até que o objeto final esteja pronto. Entre os insumos utilizados para a impressão, o mais famoso é o plástico ABS, que, no processo, é esquentado para que a impressora, em um rápido processo de derretimento, o injete em uma base através de eixos que vão criando as camadas de impressão.

Entretanto, antes da impressão, o projeto começa em um arquivo desenhado em computador, já feito em modelagem 3D, através de software específico para tal. Este projeto é desenhado tridimensionalmente e passado para um programa que interpreta o desenho e o designa para a impressão. Outro tipo de impressão existente é a impressão 3D por fusão a laser, com processo diferente de produção.

As impressoras 3D são amplamente utilizadas em diversos setores. A indústria já se beneficia da sua produção em escala reduzida, mas áreas com a medicina, engenharia, arquitetura e até moda já produzem materiais diversos através deste método. A criação de produtos domésticos também é ampla e ganha cada vez mais espaço.

Continua depois da publicidade

E esse espaço amplo conquistado pela impressão, somado à criatividade das pessoas, gera resultados não convencionais com objetos inusitados criados através do método. Entre essas criações estão próteses biomecânicas substituindo partes do corpo, diferentes peças artísticas, instrumentos musicais, como uma guitarra completa e funcional, pranchas de snowboard e até mesmo outra impressora 3D.

Até mesmo estruturas de casas, residências habitáveis, já estão sendo construídas através do método de impressão 3D, tendo seus custos finais altamente reduzidos. Pelo menos uma empresa chinesa já realizou a construção destas casas. A residência possuía decoração interior, fiação, encanamento e até mobília e, o mais curioso, a construção durou apenas 3 horas para ser concluída.

Tópicos relacionados