Encontro reúne especialistas para discutir sobre o combate à corrupção no mundo dos negócios

O assunto será um dos temas do I Encontro Mineiro do Mercado de Recebíveis, promovido pelo Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 17 de agosto.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

No dia 17 de agosto, especialistas se reúnem para discutir como combater a corrupção no mundo dos negócios. O assunto será um dos temas do I Encontro Mineiro do Mercado de Recebíveis, promovido pelo Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac-MG), no Amadeus Bussines Tower, em Belo Horizonte. Também serão discutidos temas como a importância da ética nos negócios, os desafios e oportunidades para o Brasil e o Factoring no cenário atual.

No encontro, o procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal em Curitiba, Deltan Martinazzo Dallagnol, vai falar sobre a “Ética nos negócios” e convidará o público a refletir sobre questões como a corrupção, o apagão ético e a sua relação com a economia. Ele vai comentar sobre a experiência dele e seus estudos sobre corrupção, tema com o qual convive diariamente desde 2003, quando entrou no Ministério Público Federal. Dallagnol é o segundo mais novo procurador da República a entrar no Ministério Público Federal.

O secretário-executivo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda, Ricardo Liao falará sobre a atuação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras na prevenção à lavagem de dinheiro. Ele já chefiou o Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros e de Supervisão de Câmbio e Capitais Internacionais de 1999 a 2012.

Continua depois da publicidade

O fundador da Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) e do Instituto Brasileiro de Fomento Mercantil (IBFM) e o autor do livro Factoring no Brasil, Luiz Lemos Leite, vai discutir sobre o Factoring no momento atual. Os Desafios e Oportunidades para o Brasil também serão discutidos no evento. O sociólogo Caio Magri vai falar sobre Integridade, Transparência e Combate à Corrupção diante do cenário que o país se encontra. Diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Magri integrou em 2003 a assessoria especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Programa Fome Zero.

A Empresa Simples de Crédito (ESC) que veio como uma alternativa de crédito para as microempresas e empresas de pequeno porte será pauta no encontro. O bacharel em Ciências Sociais e pós-graduado em Agentes de Desenvolvimento em Cooperativas, Alessandro Flávio Barbosa Chaves, vai levantar questionamentos sobre esse novo conceito. Ele atuou de 2001 a 2004 como consultor nos Programas de Microcrédito e Cooperativas de Crédito e desde 2004 ocupa a gerência da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros no Sebrae-MG.

Para conferir a programação completa do 1º Encontro Mineiro do Mercado de Recebíveis basta acessar: http://www.sindisfac.com.br/cursos/encontro_mineiro_recebiveis/

Sobre o Sindisfac:

O Sindisfac-MG uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão mobilizar, integrar, representar as empresas de Factoring, Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) e Securitizadoras em Minas Gerais. Promove o desenvolvimento e o reconhecimento do setor na sociedade, nos órgãos governamentais e entre as entidades de classe da atividade. Por meio do associativismo, oferece serviços e cursos que visam à qualificação empresarial.
Conheça mais: www.sindisfac.com.br

I Encontro Mineiro do Mercado de Recebíveis:
Data: 17 de agosto
Horário: das 13h30 às 18h20
Local: Amadeus Business Tower – Avenida do Contorno, 6594, Savassi. Belo Horizonte/MG

Website: http://www.sindisfac.com.br/

Tópicos relacionados