Educação voltada à tecnologia transforma escolas em negócios de alto rendimento

Consultoria educacional oferece ferramentas que ampliam áreas notadamente esquecidas para gestores da educação

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A tecnologia já faz parte da realidade de nossa sociedade e acompanhar seu avanço, há tempos, deixou de ser uma opção para tornar-se prioridade. Neste sentindo, para as instituições de ensino torna-se imprescindível a atualização de seus métodos, já que a escola é historicamente o lugar onde se prepara o indivíduo para ser capaz de socializar-se e produzir na sociedade em que está inserido.

No entanto, mesmo com o boom das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as escolas não encontram um caminho e acabam presas a um modelo de educação antigo e defasado. O avanço das novas tecnologias mostra que a implementação dessas técnicas será decisiva para que as escolas se mantenham no mercado em um futuro próximo. Segundo Jim Lengel, professor da Universidade de Nova York e especialista em ensino tecnológico, a escola que o mercado e a sociedade precisa é aquela que aproveita e inclui a tecnologia para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Mas as dificuldades para a implementação de um novo modelo permeiam diversas áreas, desde a construção de um plano pedagógico, passando pela infraestrutura tecnológica, até chegar a uma gestão destes processos. Existem hoje empresas que auxiliam as escolas nessa transição, é o caso da NovaEduca, consultoria paulista educacional que desenvolveu soluções para gestores que querem implementar em suas escolas novos formatos educacionais, inovação tecnológica e uma visão de negócio diferenciada.

Continua depois da publicidade

NOVA GESTÃO – NOVOS RESULTADOS

Entre as áreas exploradas pela consultoria, trabalhadas de maneira estratégicas e que costumam ser esquecidas pelos gestores de educação estão:
Planejamento Pedagógico: Aparelhos eletrônicos como os celulares já fazem parte do dia a dia dos alunos e os mantém conectados. O planejamento auxilia projetos pedagógicos na transformação para uma interação tecnológica, com foco na aprendizagem, e prepara a equipe de professores para que consigam inovar na sala de aula.

Planejamento de TI – A tecnologia está em todos os tipos de negócio, e a escola é um deles. Pode ser utilizada para economia de despesas, para procurar soluções diferentes e eficientes e também eliminar processos burocráticos, alcançando resultados com mais velocidade, monitorados com precisão.

Planejamento de Marketing – Com as mídias sociais e internet existem diversas oportunidades de divulgação com custo ZERO, como construir um planejamento promocional eficiente com foco em alcançar resultados e conversões de matrícula.

Planejamento de RH – Importante para medir o desempenho da equipe de trabalho, identificar as facilidades e dificuldades dos professores e administrativo e mapear melhor eficiência de resultados.

Planejamento Institucional – Como abrir a escola para o mundo, formar parcerias e desenvolver relacionamentos externos que possam divulgar a marca de maneira sólida e confiável para a sociedade.

Este método de consultoria permite que as escolas profissionalizem dispositivos que consolidem sua administração, uma vez que ela também é responsável pelas metodologias educacionais e pedagógicas. A decisão por consultorias que integram esses aspectos possibilita retorno efetivo, aumentando a receita da instituição de ensino e também sua credibilidade e visibilidade social.

Website: http://www.consultorianovaeduca.com.br/

Tópicos relacionados