E-commerce de energia e XP Investimentos iniciam operação em plataforma única

Empresas apostam em mercado potencial para derivativos de R$ 188 bilhões por ano no Brasil

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O e-commerce de energia BBCE (Balcão Brasileiro de Energia) inicia operação com a XP Investimentos em plataforma única de negociação. As empresas apostam em um mercado potencial para derivativos de R$ 188 bilhões por ano no Brasil, se alcançar a média do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos.

“Com o início das operações, estima-se um crescimento efetivo no volume de contratos negociados na plataforma”, afirma Victor Kodja, presidente do BBCE. O papel da BBCE na parceria é de ser o aglutinador de clientes e provedor do canal de comunicação para os negócios, enquanto que o papel da XP é ser intermediária nas negociações, juntando as pontas das operações. A corretora será responsável por levar os contratos para aprovação, registro e liquidação junto à Cetip, enquanto a BBCE atuará na indicação de clientes.

Kodja explica, ainda, que no Brasil, hoje, o giro médio no ACL está em 2,5 vezes, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No exterior, esse valor chega a 8 vezes. “Nosso objetivo é chegar a esse patamar entre 6 e 8 vezes no País.”

Continua depois da publicidade

Sobre a BBCE
O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia foi fundado em 2012 e hoje conta com 18 sócios acionistas. Por meio de uma plataforma digital desenvolvida entre os próprios agentes do setor, a empresa oferece um ambiente de negociação de contratos em tempo real, com aumento da simetria, da redução de custos e da agilidade, permitindo assim maior liquidez ao segmento.

Website: http://bbce.com.br/

Tópicos relacionados