Dicas para montar a festa de confraternização da sua empresa

A integração é essencial para o sucesso da festa da firma. Saiba como criar um ambiente propício

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Antes restritas apenas às confraternizações de fim de ano, a popular “festa da firma” invadiu todo o calendário das empresas, marcando presença também em outros períodos do ano para celebrar as metas atingidas e motivar os colaboradores que dão o melhor de si no trabalho. As grandes confraternizações e os pequenos encontros exigem planejamento e orientação, para que reflita o espírito da empresa sem passar uma impressão equivocada para os convidados.

Um dos motivos pelo qual a festa da firma é tão aguardada é que, além de ser um momento de descontração, é uma das poucas oportunidades em que estão reunidos todos os funcionários da empresa ou que a equipe está completa. Isso quer dizer que o assunto não vai ser apenas trabalho, mas sim uma interação social que fará o colaborador perceber que seu emprego está de olho em suas necessidades pessoais também, criando um ambiente favorável ao engajamento e à retenção de talentos, o principal objetivo estratégico de toda confraternização.

Para que o evento não seja lembrado como um mico pelos funcionários, que continuarão a trabalhar no dia seguinte, é preciso pensar em cada detalhe e preparar a comemoração dos sonhos para os colaboradores. Além dos brindes personalizados que tornam os funcionários mais felizes, 11 itens são essenciais nesse momento:

Continua depois da publicidade

QUANTIDADE DE PESSOAS

Se a confraternização for de pequeno porte, limitada a poucas equipes, ou se for de grande porte, para todos os que estão envolvidos com o negócio, as necessidades serão diferentes. Por isso, é preciso definir quem serão os convidados do evento, ajustar a quantidade de pessoas à demanda do evento, prever quantos realmente comparecerão e solicitar a confirmação de presença. A empresa não deve forçar o colaborador a participar, por isso, o número de confirmados pode ser menor que o esperado.

ESPAÇO

Continua depois da publicidade

Com a quantidade de convidados prevista, fica mais fácil procurar o local adequado para acomodar a todos. Se a ideia for uma confraternização mais enxuta, uma sala de reunião da própria empresa pode ser o espaço ideal. Para eventos que reúnem todos os colaboradores, a sede também pode ser na organização, desde que haja espaço suficiente para a integração, de forma que o ambiente não seja dividido por sala ou em diversos andares. Se houver ainda mais gente ou se a empresa não comportar, o espaço de evento escolhido pode ser desde uma casa de festas tradicional, passando por chácaras alugadas, até locais inusitados, como um campo de futebol ou uma balada.

LOCALIZAÇÃO E LOCOMOÇÃO

O endereço é um fator chave para o sucesso de uma festa, principalmente nas grandes cidades. De preferência, locais próximos à sede de trabalho serão mais fáceis de chegar. Se o espaço ficar longe demais, uma boa opção para estimular a participação é oferecer transporte gratuito, com partida e retorno no endereço da empresa. Parcerias com empresas que oferecem táxi também serão bem vistas, pois podem fornecer descontos para as corridas dos funcionários até a festa.

Continua depois da publicidade

DIA E HORÁRIO

Nem sempre o horário do expediente é o melhor para a comemoração, principalmente as manhãs, quando o pessoal costuma estar sonolento e distraído. Fazer a festa em um final de semana pode reduzir o quórum de funcionários, mas, se a intenção for propiciar um tempo mais longo de duração e a participação de pessoas de fora da companhia, vai funcionar melhor. O horário entre o final de tarde e à noite durante a semana também é bom, pois as pessoas já estão reunidas no trabalho. Se a comemoração se prolongar pela madrugada, permitir que o pessoal entre mais tarde no dia seguinte será um ótimo agradecimento.

TEMA

Continua depois da publicidade

Alinhado com a missão e com os valores da organização, uma festa temática pode ser ainda mais divertida, principalmente quando é realizada anualmente. É preciso deixar claro no convite qual é o mote e se existe algum traje específico para que o colaborador defina se se sente à vontade para comparecer ou não ao evento.

CARDÁPIO

A famosa prática da boca livre é esperada pelos colaboradores em uma confraternização. Por isso, a empresa não deve regular a quantidade de comida oferecida. Se a verba for um problema, é possível optar por um menu reduzido, mas disponível do início ao fim do evento para os convidados. Além disso, é preciso adequar o cardápio com o perfil da festa, mas, de maneira geral, finger foods são ideais para todas as ocasiões.

Continua depois da publicidade

BEBIDA ALCOÓLICA

Liberar a bebida alcoólica pode causar muitos arrependimentos nos funcionários e nos patrões, mas vale o bom senso de cada um para não exagerar na quantidade. Assim como a comida, não é elegante limitar a quantidade de drinks, mas se a intenção for apenas um brinde, é aceitável haver somente uma taça de champanhe. Se houver a possibilidade de um colaborador valioso causar vexame, é melhor nem oferecer bebidas alcoólicas ou deixá-las para depois do discurso do presidente.

DECORAÇÃO

A decoração deve combinar com o tema da festa e com as cores da empresa. No entanto, precisa ser discreta, pois o protagonista do evento são os funcionários. Se a confraternização acontecer na própria sede, os colaboradores podem ajudar a preparar os enfeites, faixas e cartazes.

ATRAÇÃO

Toda festa precisa ter uma atração especial principal alinhada ao perfil da oportunidade e da empresa. Se o negócio tiver porte sério e estiver comemorando um resultado institucional, uma palestra motivacional é mais adequada do que um show de rock. Agora, se a organização for jovem e descolada, um DJ e dançarinos são opções interessantes para o público-alvo. Em festas típicas, como as juninas, é possível aproveitar as tradições, como pescaria e correio elegante, para descontrair ainda mais.

ENGAJAMENTO

Criar engajamento prévio é essencial para que a participação seja garantida no dia da confraternização. Para isso, é possível usar o email corporativo, a Intranet ou à página do Facebook para revelar teasers, enviar o convite e fazer os comunicados importantes sobre o assunto.
Website: https://www.nogueirabrindes.com.br/

Tópicos relacionados