Dentes de leite em adultos podem causar problemas mastigatórios e ortodônticos

Esta anomalia, denominada anodontia, agenesia ou ausência congênita de dentes, pode ser causada por diversos fatores, mas o principal deles é a hereditariedade.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O desenvolvimento dentário inicia-se durante a fase embrionária da gestação (da primeira à oitava semana após a fecundação). Os dentes de leite, ou dentes decíduos, começam a erupcionar a partir do sexto mês após o nascimento e costumam cair naturalmente por volta dos seis anos de idade. Por volta dos 13 ou 14 anos, a dentição decídua já deve estar totalmente substituída pela permanente.

Os dentes decíduos têm tamanho ligeiramente menor que os permanentes e a dentição nesta fase é formada por 20 dentes, enquanto a dentição permanente é composta por 28 a 32 dentes (o número varia, se preservados os sisos, que podem ou não nascer). Enquanto os dentes permanentes desenvolvem-se, a raiz dos dentes decíduos vai sendo reabsorvida até que o dente fique sem suporte (mole), caindo em seguida.

Este é um processo natural do crescimento humano, chamado de exfoliação, que só acontece na presença do germe do dente permanente que virá substituí-lo. Entretanto, existem casos em que um ou mais dentes permanentes não se desenvolvem e, por isso, o processo de reabsorção da raiz não acontece, tornando o decíduo retido, ou seja, nunca cai.

Continua depois da publicidade

Assim, o paciente adulto apresenta dentes de leite entre os permanentes. Essa anomalia, denominada anodontia, agenesia ou ausência congênita de dentes , pode ser causada por diversos fatores, sendo a hereditariedade o principal deles.

Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Dra. Tainá Fritzen, que é cirurgiã bucomaxilofacial publicou artigo no site Corpo & Estética , aonde traz mais detalhes e recomendações para quem vive o problema.
Website: http://corpoeestetica.com/

Tópicos relacionados