Curso inédito desvenda segredos do mundo mobile para jornais brasileiros

Acesso à internet de 80% dos brasileiros via aparelhos móveis exige uma nova postura de empresas e profissionais

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Como gerar negócios, fidelizar clientes e ganhar dinheiro pelo celular? É isso que a jornalista Samantha Carvalho, da Queen Mob, ensinará no novo curso da “EuMobile Academy”, disponível para todo o Brasil a partir de julho. A primeira formação em estratégia mobile do Brasil busca atender empresas e profissionais impactados pela recente novidade do IBGE – 80% dos brasileiros acessam a internet via celular. Em 2013, esse número era de 53%.

Conforme a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o acesso à internet pelo computador em 2013 era de 88% e em 2014 diminuiu para 76%. Ou seja, pela primeira vez, o acesso à internet pelo telefone celular nas casas ultrapassou o acesso por computador. “Preparamos as empresas e os profissionais de diversas áreas de formação para enfrentar essa nova realidade com competência”, afirma a jornalista. O desafio, segundo Samantha Carvalho, é aproveitar, de forma eficiente, as novas possibilidades ainda incipientes no uso da internet móvel, isto é, por smartphones e tablets.

ESTREIA
O conteúdo do “EuMobile Academy” será dado, in company, para a Associação Nacional de Jornais (ANJ), na próxima segunda-feira, 4 de julho, em São Paulo. Está confirmada a participação de 28 diários de todo o país. “O desafio dos jornais nesse novo cenário de consumo de informações via celular é poder se comunicar com as pessoas mantendo o laço de confiança e credibilidade que o papel dá”, comenta Samantha Carvalho.

Continua depois da publicidade

O curso mostra ainda o que o consumidor espera de uma marca durante sua experiência via celular, como atrair as pessoas nesse ambiente, as estratégias para “mobilizar o negócio”, ter um site móvel e integrar campanhas publicitárias impressas e mobile. Dedicado especialmente a estudantes e profissionais de jornalismo, marketing, publicidade e propaganda, o curso traz o pensamento criativo para dentro do mundo mobile. “Tudo começa por entender o consumidor que, após o celular com internet, tem outras demandas e outras formas de engajamento”, explica a jornalista.

Sócia proprietária da QueenMob, empresa de Porto Alegre que é uma das seis brasileiras recomendadas pelo Google para desenvolvimento de projetos mobile, Samantha Carvalho foi a pioneira a desenvolver, em 2012, um curso de Estratégia Mobile para alunos de pós-graduação da ESPM/Sul.

Tópicos relacionados