Curso em Curitiba aborda o autismo sob a perspectiva da neurociência

A Psicopedagoga e Professora Universitária Claudia Zirbes é ministrante do novo curso da Inclusão Eficiente. Além de cursos e workshops para profissionais de educação e saúde, empresa oferece programas de intervenção domiciliar para crianças com deficiência ou déficits diversos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Uma em cada 68 crianças americanas de oito anos tem autismo, segundo dados do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês). No Brasil, estima-se que o distúrbio afete 2 milhões de crianças. O diagnóstico por aqui muitas vezes ainda é tardio e as dúvidas e dificuldades não são restritas ao acesso a especialistas: do desenvolvimento na infância à autonomia, passando por questões escolares e métodos de tratamentos diversos, ainda há muito a que se discutir pensando em inclusão de fato.

Por isso, a Inclusão Eficiente, empresa que presta assessoria e consultoria em reabilitação infantil e inclusão escolar, promove em Curitiba, em agosto, o curso: “O autismo na perspectiva da neurociência: potencializando a intervenção e a aprendizagem no contexto inclusivo”, com a psicopedagoga Claudia Zirbes, que também é professora de cursos de pós-graduação na área e consultora em processos inclusivos escolares.

Segundo Claudia, a neurociência é uma área do conhecimento que engloba várias outras, como antropologia, física, biologia e psicologia. O que ela traz de novo é uma maneira mais ampla de compreendermos as funções e disfunções do sistema nervoso. Nessa perspectiva nada é excluído: nem a evolução da espécie, nem as questões genéticas individuais ou a perspectiva sócio histórica. Assim, temos uma possibilidade de ampliarmos a compreensão do desenvolvimento humano típico e atípico.

Continua depois da publicidade

“Seu principal diferencial é que não é uma abordagem ou um modelo. No caso do TEA (Transtorno do Espectro Autismo), trata-se de um caminho mais sólido para compreender o indivíduo. A partir desta compreensão é possível personalizar sua intervenção, podendo aí valer-se de metodologias específicas ou premissas de vários métodos”, defende.

O curso aborda também o papel da inclusão além do contexto escolar, que é uma das premissas da Inclusão Eficiente. A Terapeuta Ocupacional Aline Zanotto, sócia da empresa, explica que é preciso entender os múltiplos contextos e estimular a participação da criança em cada um deles, para que a Inclusão de fato ocorra e reforça a importância do investimento em cursos para pais, profissionais de saúde e educação: “Informação é poder, quanto mais a gente discute com seriedade, menos resistência as escolas, ambientes de lazer, cultura e saúde têm ao tema”, explica. “Pensar em múltiplas possibilidades, em desenvolvimento e na importância da convivência com a diversidade em diversos contextos é fundamental”, justifica.

Para Claudia, refletir sobre a diversidade é também uma possibilidade de repensar a educação, não apenas para crianças com o transtorno: “Ao estudar sobre autismo e os métodos desenvolvimentistas e comportamentais, compreendemos que não podemos enxergar um indivíduo através de uma lente única, nem lutar para que aquela criança se adapte a uma abordagem simplesmente porque acreditamos ser a melhor. Melhor pra quem? Certamente podemos, entretanto, criar um ambiente enriquecido de experiências, atividades e brincadeiras de forma organizada, com momentos mais estruturados e se valendo das premissas positivas de suporte do comportamento. Isso é possível na escola e em casa. Eu tenho prazer em ensinar isso porque acredito na transformação de uma rotina difícil, cansativa, improdutiva em algo tão melhor, eficiente e que nos traga desenvolvimento de verdade”, afirma.

Saiba Mais

A Inclusão Eficiente é uma empresa com sede em Chapecó-SC, e filiais em Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Na região sul do Brasil e nos Estados em que tem filiais, além de cursos a empresa oferece o LIFE, um programa personalizado para estimular o desenvolvimento integral da criança, com apoio à inclusão escolar e intervenções domiciliares.

Sobre o curso:

O autismo na perspectiva da neurociência: potencializando a intervenção e a aprendizagem no contexto inclusivo.
Com Cláudia Zirbes

Dias 20 e 21 de agosto, em Curitiba –PR.
Local: Faculdade IPPEO
Rua José Loureiro, 347, 2o. andar. Galeria Suíça, Centro, Curitiba – PR

Carga horária: 16h

Website: http://www.inclusaoeficiente.com.br

Tópicos relacionados