Curso de Administração das Faculdades Guarulhos tem case de time empreendedor

> Cursar Administração e empreender é só começar. Diplomados pelas Faculdades Guarulhos dão exemplo de como o ambiente universitário pode proporcionar oportunidades além das experiências acadêmicas. Para cinco empreendedores e colegas de turma, a graduação foi favorável à criação de uma consultoria de negócios baseada em Guarulhos. Tudo graças ao trabalho de uma equipe dotada de dinamismo e determinação

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Imagine dois amigos de faculdade trabalhando juntos depois de formados. Agora, calcule três, quatro… chegando a cinco profissionais vindos de uma única sala de aula, todos empreendedores e que decidem fundar uma empresa. Este é o case narrado pelos sócios da Inova Brasil, consultoria criada por egressos do curso de Administração das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos – FG.

Segundo pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), patrocinada e divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Brasil – até o ano de 2015 – praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuíam uma empresa ou estavam dedicados à criação de algum negócio próprio. Diante desta informação, os diplomados pela FG – Auro Alexandre Castro (38 anos), Carlos Eduardo Rocha (24), Celso Luiz Santos (25), Filipe Guimarães do Nascimento (24) e Rebeka Araújo Viegas (23) – comprovam as estatísticas.

Formados em 2014, durante toda a graduação o grupo despertava a atenção dos docentes. Bastava uma proposta de atividade e lá estava o “Esquadrão da FG” unido. “Como realizávamos a maioria dos trabalhos juntos, os professores sempre estimulavam o espírito empreendedor da equipe – o que, para nós, foi algo realmente transformador, tanto que – já em 2012 – fundamos a Inova Brasil”, detalha Rocha.

Continua depois da publicidade

Rinaldo Nunes, professor universitário e incentivador, teve a oportunidade de acompanhar de perto a evolução dos consultores desde os tempos da graduação. “Além de trabalhar conteúdos e compartilhar valores éticos, o papel de uma instituição de ensino superior comprometida é – também – acolher e estimular o talento de cada futuro profissional. Exatamente o que o projeto pedagógico da FG possibilita aos seus estudantes”, pontua o docente.

Estratégia – Não bastasse a “química” do grupo e o intenso convívio na faculdade, paralelamente, os – então – jovens consultores também estagiavam e trabalhavam em empresas de diferentes segmentos da economia. Aspecto determinante não apenas para o intercâmbio de conhecimento em sala de aula, mas – inclusive – para a composição da gama de serviços oferecidos pela Inova Brasil, com foco em marketing, finanças, gestão de pessoas, organização e processos.

Além disso, de olho na expansão do projeto, cada sócio assumiu para si o compromisso da educação continuada. “Essa decisão faz da Inova Brasil uma consultoria dedicada a soluções personalizadas e com excelência, conquistando parceiros de negócios como, por exemplo, Atento Brasil, Komet Group do Brasil, Furp, entre outros”, comemora Rocha enquanto cursa sua segunda graduação.

Múltiplas atuações – Ao mesmo tempo, além de suas respectivas funções como empreendedores, alguns dos egressos da FG também ocupam expressivos cargos junto ao mundo corporativo. Rocha mantém vínculo atuando como controlador fiscal pela (também “Big”) BDO RCS Brasil, empresa especializada em consultoria e auditoria.

Já a representante feminina do grupo, Rebeka Viegas – quem optou por cursar MBA com ênfase em Pessoas e Liderança, assim como em Controladoria e Finanças – desempenha o cargo de analista financeira integrando a equipe executiva da Folha Metropolitana, um dos mais importantes jornais de Guarulhos.

Enquanto isso, o veterano Auro Castro – com formação em Administração e Direito – destaca ainda mais sua veia empreendedora. Além de participar dos projetos da Inova Brasil, é sócio de outra empresa. Desta vez, no segmento da alimentação – a Pamonharia Rocky Burguer.

Administração, uma carreira de oportunidades – Mesmo em tempos de crise e enquanto os índices de desemprego em massa anunciados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aterrorizam a economia nacional – apenas neste primeiro semestre de 2016, o Brasil perdeu 530 mil postos com carteira assinada – esse time de administradores cria suas próprias oportunidades com determinação e garra.

Enfim, personagens de uma história que conta como é possível investir na formação universitária e vencer os desafios do mundo dos negócios. (Para saber mais, o site da FG é www.fg.edu.br . As inscrições para o Vestibular de Inverno seguem até 6/8/2016. Outras informações: 0800-771-6833).
Website: https://www.facebook.com/faculdadesguarulhos/

Tópicos relacionados